skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
Avaliação da exposição de ciclistas ao ruído em uma cidade média brasileira
Ramos, Thiago Da Cunha
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2017-03-17
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Avaliação da exposição de ciclistas ao ruído em uma cidade média brasileira
Autor:
Ramos, Thiago Da Cunha
Orientador:
Silva, Antônio Nélson Rodrigues da
Assuntos:
Campanhas Móveis De Medição
;
Modo Cicloviário
;
Ruído
;
Exposição
;
Cidades Médias
;
Exposure
;
Cycling Mode
;
Mobile Sensing System
;
Noise
;
Medium-Sized City
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Embora muitas cidades brasileiras estejam gradualmente implementando infraestruturas cicloviárias, a exposição dos ciclistas ao ruído ainda não é vista como um elemento a ser considerado no processo de planejamento. A partir deste pressuposto, o objetivo deste estudo é avaliar a exposição dos ciclistas ao ruído em São Carlos, SP, cidade média brasileira na qual cerca de 244 mil habitantes, 107 mil carros e 25 mil motocicletas foram contados em 2016. O estudo envolveu os seguintes procedimentos: i) definições preliminares e ajustes relativos às campanhas de coleta de dados, ii) coleta de dados, iii) validação de dados, iv) cálculo de níveis de exposição ao ruído e v) avaliação da exposição dos ciclistas ao ruído. Foram analisadas duas rotas. A primeira apresentava infraestrutura cicloviária (ciclovias ou ciclofaixas), em alguns dos 12 setores considerados para análise. A segunda rota foi dividida em dois setores, ambos sem infraestrutura cicloviária, mas com um excelente potencial para atrair viagens de bicicleta devido à localização privilegiada da área na cidade. A exposição ao ruído foi classificada de acordo com a percentagem média de valores de SEL (Sound Exposure Level) acima de 85 dBA e de acordo com valores de Lnp (Nível de Poluição Sonora). De maneira geral, os níveis de exposição dos ciclistas ao ruído foram classificados como \"muito alto\" ou \"alto\" em todas as 14 subdivisões das duas rotas, três das quais foram classificados como insalubres. Além disso, mesmo as seções com os menores valores de Lnp apresentaram quase metade das viagens para coleta de dados classificadas como \"muito altas\". É importante destacar que os locais, das partes mais ruidosas das duas rotas, tinham características distintas. Os trechos mais ruidosos da primeira rota foram registrados em uma ciclovia localizada ao longo de uma avenida larga, que margeia um rio e é cercada por áreas verdes, mas onde o limite de velocidade para carros é de 60 km/h. Há claramente um conflito aqui, dado que, apesar das condições de circulação seguras proporcionadas pela ciclovia e o agradável ambiente visual encontrado nas proximidades do rio, as condições locais de ruído não eram nada favoráveis aos ciclistas. Em termos de comparação, porém, a seção mais ruidosa da outra rota é ainda pior. Além dos altos níveis de exposição ao ruído, a área é insegura e pouco agradável para os ciclistas devido à circulação em condições de tráfego misto. Por outro lado, é convenientemente localizado em termos de acessibilidade, o que mostra uma vez mais a complexidade envolvida no processo de planejamento de novas infraestruturas cicloviárias.
DOI:
10.11606/D.18.2017.tde-23052017-082931
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
Data de criação/publicação:
2017-03-17
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Teses e Dissertações USP
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript