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Educação a distância: a articulação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e os estruturantes didáticos (2002-2012)

Barbosa, Barbara Peres

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2015-03-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Educação a distância: a articulação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e os estruturantes didáticos (2002-2012)
  • Autor: Barbosa, Barbara Peres
  • Orientador: Piconez, Stela Conceicao Bertholo
  • Assuntos: Ambiente Virtual De Aprendizagem; Conhecimento Pedagógico Do Conteúdo Das Tecnologias; Educação A Distância; Estruturantes Didáticos; Saberes Docentes; Technological Pedagogical Content Knowledge; Structuring Didactic; Knowledge Teachers; Distance Education; Virtual Learning Environment
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa investigou na produção acadêmica sobre EaD as questões emergentes do seu paradigma educacional em função da inserção das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação) por meio de plataformas virtuais com o objetivo de compreender principais tendências, contribuições e desafios identificados. Descreve os principais conceitos ligados à EaD e às plataformas virtuais de aprendizagem, destacando-se as características do Moodle. Apresenta as gerações da modalidade EaD, a legislação vigente, amplo número de produções científicas nacionais, predominante em cursos da rede privada da Educação Superior. Questiona seu paradigma como diferenciado do modelo tradicional de ensino e como são tratados os estruturantes didáticos em suas propostas de cursos bem como questões referentes à formação docente e à inserção das TDIC em diferentes modalidades de EaD. Focaliza a opção metodológica por uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva de referências e a criação de categorias de análise ligadas aos estruturantes didáticos. Identifica as tendências, contribuições e desafios da EaD articulada à presença ou não dos estruturantes didáticos (contexto institucional, modalidades, fundamentação da visão de ensino e de aprendizagem, inserção dos recursos tecnológicos e suas contribuições aos processos de ensino e de aprendizagem e processo de avaliação). Conclui pela necessidade de uma ressignificação educacional da inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) que reduza a reprodução da sala de aula tradicional e que forme docentes capazes de compreender a complexidade existente na convergência de dimensões antes menos integradas ao processo de ensino e de aprendizagem como as competências cognitivas, emocionais e éticas. A inserção das TDIC implica planejamento e formação prévia e continuada dos professores para evitar o que ocorre atualmente com os modelos tutoriais de EaD com estratégias pré-planejadas, processos diretivos rígidos, com memorização de fatos e/ou informações isoladas, reforçando paradigmas educacionais tradicionais. Os estruturantes didáticos precisam ser considerados nas articulações dos diferentes saberes docentes (conhecimentos específicos, conhecimentos pedagógicos e conhecimentos tecnológicos) com foco prioritário no protagonismo discente da aprendizagem e na interação colaborativa. O maior desafio consiste em reduzir a ênfase dada a tecnologia, como se ela, por si só, pudesse ser responsável pela melhoria da democratização e qualidade da educação.
  • DOI: 10.11606/D.48.2015.tde-25052015-110650
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2015-03-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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