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Identidades docentes e Amazônia: movimentos no contexto de um programa de formação

Santos, Lilian Cristiane Almeida Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2017-02-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Identidades docentes e Amazônia: movimentos no contexto de um programa de formação
  • Autor: Santos, Lilian Cristiane Almeida Dos
  • Orientador: Kawamura, Maria Regina Dubeux
  • Assuntos: Ensino De Física; Formação De Professores; Identidade Profissional; Professional Identity; Teacher Training; Teaching Of Physics
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) é um programa do Ministério da Educação, visando à formação de professores que atuam na rede pública, especialmente daqueles que não possuem certificação. Em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), e com secretarias de ensino municipais e a secretaria estadual, estão sendo ofertados diversos cursos de formação inicial na região Oeste do Pará. Em particular, na área de ciências exatas, está sendo oferecida a Licenciatura Integrada em Matemática e Física. No Oeste do Pará há especificidades relacionadas ao ambiente, ao clima e ao modo de vida social fortemente impregnadas pela realidade amazônica, constituindo um universo social muito particular. Estudos anteriores na área de formação de professores mostram que ações educacionais na região têm sido tímidas e não conseguem causar impactos expressivos, o que aponta para a necessidade de considerar as heterogeneidades das relações locais. Diante desse quadro, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver um estudo sobre a contribuição que um programa de formação de professores, como o PARFOR, pode oferecer à formação docente. A partir disso, visamos a identificar/delinear a natureza das interações, tensões, contrapontos e pontes de diálogo que se instauraram, em seus diversos níveis, no sentido de melhor contribuir para o processo de formação docente. Para tal, construímos uma matriz/estratégia de análise, envolvendo identidades dos professores, que permitisse refletir sobre cursos dessa natureza e discutir relações entre o programa de formação e os resultados encontrados. Essa matriz apresenta três tipos identitários para os professores: identidade em busca de estabilidade; identidade em busca de desenvolvimento/pertencimento; e identidade em busca de autonomia e negação à docência. Esta pesquisa se propõe como qualitativa. Dada a abrangência do problema, optamos por centrar nossa pesquisa em um único município, no caso, Alenquer. Nesta investigação, impõe-se como essencial dar voz aos professores, protagonistas centrais do processo, na condição de mediadores ativos da realidade escolar e social. Assim, optou-se por destacar questões relativas à identidade dos professores, como inseridos em sua realidade educacional e social. Utilizamos alguns tipos de materiais de coleta de dados: documentos; diversidade de registros escritos - diário de campo, questionários, atividades; entrevistas. A partir da integração dessas diferentes visões, foram delineados alguns de seus movimentos em contexto. E esses movimentos apontam para uma melhoria da percepção de si e de seu contexto. Assim, esperamos ter contribuído para uma compreensão mais aprofundada e integrada da realidade educacional brasileira, sobretudo pela integração dos saberes locais - amazônicos - e globais.
  • DOI: 10.11606/T.81.2017.tde-04042017-081456
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2017-02-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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