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Diálogo, argumentação e narrativa: uma atualização das competências clássicas do ler, escrever e contar

Guerra, Melanie Gesa Mangels

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2017-03-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Diálogo, argumentação e narrativa: uma atualização das competências clássicas do ler, escrever e contar
  • Autor: Guerra, Melanie Gesa Mangels
  • Orientador: Machado, Nilson Jose
  • Assuntos: Argumentação; Pessoa; Pedagogia Waldorf; Narrativa; Diálogo; Currículo; Competências; Curriculum; Dialogue; Narrative; Person; Argumentation; Skills; Waldorf Pedagogy
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente dissertação de mestrado propõe-se, por meio de revisão bibliográfica, a atualizar as competências clássicas do ler, escrever e contar. A partir da problemática atual quanto ao desinteresse dos alunos em relação à escola e seus saberes, procura investigar a ampliação das competências pessoais no campo educativo. Baseia-se em experiências recolhidas na prática da pedagogia Waldorf e busca embasá-las em autores que possibilitem uma compreensão reinterpretada do assunto. Mais especificamente, o estudo apresenta parte da história das competências valorizadas pela educação, como, por exemplo, o Trivium e o Quadrivium, até recentemente a apresentação das competências elencadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e aprofundadas por Machado. Alicerçado nesse conhecimento, o trabalho tem o propósito de ampliar as capacidades da compreensão e expressão, da argumentação e decisão e da contextualização e imaginação em três grandes eixos de capacidade pessoais. Por meio dos autores Ortega y Gasset, Arendt, Cassirer e Gusdorf, as ideias de pessoa e de linguagem representam o ponto de partida do campo investigativo. As competências da compreensão e expressão são ampliadas por meio do diálogo, sendo este revisitado em Sócrates e aprofundado em Arendt, Gusdorf e Cassirer. Mediante o emprego da argumentação embasada na ética habermasiana, busca-se uma atualização do par formado por argumentação e decisão. Finalizando, a narrativa ressignifica o terceiro par de competências por meio dos autores Bruner, Ricoeur, Arendt e Machado. Conclui-se, por fim, o valor do aprendizado tácito na educação por meio do processo interpessoal e dialógico e da narrativa como possibilidade de situar o ser humano em seu meio cultural; a ampliação das competências como restauradora do interesse e da motivação para o autodesenvolvimento do aluno. Também, o valor da autoridade, da ética e da constante atualização no campo educativo da atualidade faz parte da conclusão.
  • DOI: 10.11606/D.48.2017.tde-14072017-170748
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2017-03-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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