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Prevalência de estresse emocional e sintomas de asma em adultos jovens estudantes de curso pré-vestibular

Caldini Junior, Nelson

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2015-05-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Prevalência de estresse emocional e sintomas de asma em adultos jovens estudantes de curso pré-vestibular
  • Autor: Caldini Junior, Nelson
  • Orientador: Negri, Elnara Márcia
  • Assuntos: Asma; Prevalência; Estudantes; Estresse Psicológico; Testes De Função Respiratória; Prevalence; Asthma; Respiratory Function Tests; Stress Psychological; Students
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: INTRODUÇÃO: A asma caracteriza-se por aumento da responsividade das vias aéreas a variados estímulos, com consequente obstrução ao fluxo aéreo, de caráter recorrente e reversível espontaneamente ou sob tratamento. A sensibilidade a alergenos é um fator de risco importante para a asma, assim como o estresse físico e emocional. Há evidências da influência psicoemotiva no desencadeamento e agravamento da doença. OBJETIVO: Avaliar a prevalência de sintomas de estresse emocional nos estudantes de curso pré-vestibular e sua possível associação com o surgimento ou agravamento dos sintomas da asma. CASUÍSTICA E MÉTODO: Uma amostra de estudantes de um curso pré-vestibular da cidade de São Paulo respondeu a um questionário sobre sintomas de asma, presença de fatores associados a asma e sintomas de estresse. Além disso, foram obtidas medidas de volume expiratório forçado no primeiro segundo e medidas do pico de fluxo expiratório.Os dados obtidos foram tratados estatisticamente. RESULTADOS: 85% dos estudantes foram classificados com escore alto de estresse emocional e 38% apresentaram sintomas de asma nos dois meses anteriores ao questionário. Há associação entre alguns sintomas de estresse (como sensação de fadiga e hipersensibilidade emocional) com sintomas de asma e parâmetros respiratórios. O teste de significância do coeficiente de Pearson mostrou correlações positivas significativas entre episódios de apatia e de sibilos nos últimos dois meses, entre sensação de fadiga e ocorrência de sibilos a qualquer tempo. Tanto a sensação de fadiga como a irritabilidade correlacionaram-se com o número de ocorrências de sibilos nesse período de dois meses. Modelos de regressão linear com significância estatística mostram ainda que entre esses indivíduos o pico de fluxo varia negativamente com o total de pontos no escore de sintomas de estresse e com o total de pontos nos fatores para asma. Além disso, encontrou-se uma alta prevalência de rinite alérgica nessa população de estudantes CONCLUSÂO: O estudo mostrou que alunos em fase pré-vestibular constituem uma população de alta prevalência de estresse emocional que se associa a sintomas de disfunção respiratória
  • DOI: 10.11606/T.5.2015.tde-11082015-163710
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2015-05-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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