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De Amélias e Barracões: a noção de saudade na obra de Ataulfo Alves

Faria, Amanda Beraldo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Estudos Brasileiros 2015-04-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    De Amélias e Barracões: a noção de saudade na obra de Ataulfo Alves
  • Autor: Faria, Amanda Beraldo
  • Orientador: Silveira Junior, Walter Garcia da
  • Assuntos: Alves; Ataulfo; Canção; Música Popular; Sociologia Da Música; Samba; Alves; Sociology Of Music; Popular Music; Song
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Observando a importância numérica e a centralidade da temática da saudade na obra de Ataulfo Alves, este trabalho passa por diferentes interpretações acerca do assunto ao analisar as canções que tocam o tema, buscando entender a sua recorrência em conexões com fontes de informações oficiais. Canções consagradas como \"Ai, que saudade da Amélia\" e outras menos conhecidas do público podem revelar características a respeito da saudade - como sentimento e como categoria social - que explicitam relações inerentes, embora diversas (através do conceito de estruturas de sentimentos), à sociedade carioca de meados do século XX. Portanto, esta pesquisa pretende fazer uma análise da obra de um grande autor que se relaciona com a sociedade e igualmente tenta entender o que a recorrência do tema e da palavra saudade pode estar dizendo nesse contexto. Falar-se- á, aqui, de conflitos de classes e também entre grupos mais específicos. Como metodologia, são utilizados os estudos culturais propostos por Raymond Williams.
  • DOI: 10.11606/D.31.2015.tde-29062015-154225
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Estudos Brasileiros
  • Data de criação/publicação: 2015-04-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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