skip to main content

A espuma, um modelo possível para os elementos de linguagem do design audiovisual e suas relações

Galeotti, Anamaria Amaral Rezende

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2014-12-11

Online access. The library also has physical copies.

  • Title:
    A espuma, um modelo possível para os elementos de linguagem do design audiovisual e suas relações
  • Author: Galeotti, Anamaria Amaral Rezende
  • Supervisor: Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
  • Subjects: Design; Imagem Digital; Criação Artística; Audiovisual; Interface Multimídia; Arquitetura; Semiologia Da Imagem; 3dstudio; Multimedia Interface; Digital Image; Design; Audio-Visual; Artistic Creation; Architecture; Visual Semiotics
  • Notes: Tese (Doutorado)
  • Description: Esta pesquisa trata dos elementos de linguagem do Design Audiovisual, pensados como um sistema de signos auditivos, visuais e verbais, simultaneamente transmitidos, enfatizando suas relações e composição transversal no tempo e espaço. Como disciplina nova do Design, o Design Audiovisual nasce do cinema, se desenvolve com a televisão, incorpora os elementos do Design Gráfico e se aperfeiçoa com a informática, tendo seu processo agilizado pela da tecnologia digital emergente pós anos 1990. A evolução da tecnologia de pré-produção, produção e pós-produção nos meios audiovisuais, mais especificamente no cinema, e a crescente possibilidade da criação de um design audiovisual digital complexo, levou-nos a discutir e constatar a necessidade de um modelo para demonstrar esta pluralidade de elementos, frágeis e imprevisíveis, como bolhas de uma espuma. Para tanto, foi proposto o Modelo da Espuma Audiovisual. A tese fundamenta-se, principalmente, na teoria de Lucia Santaella, em Matrizes da linguagem e pensamento, que forneceu ferramentas para a análise destas relações; e do filósofo alemão Peter Sloterdijk, que suportou a proposta do Modelo da Espuma pelo seu caráter metafórico, sistêmico e complexo. Como procedimento empírico, foram realizados estudos de caso de Design Audiovisual de Créditos de Abertura de filmes e, ao final do processo, desenvolveu-se o projeto experimental do Modelo da Espuma Audiovisual, que se transformou em uma Instalação 3D Imersiva, denominada \"Paixão e Violência\". Visa contribuir para a formação ou atualização de designers inseridos no início de século XXI, em meio ao cenário contemporâneo, por isso seu caráter abrangente. Os resultados esclarecem sobre as características dos elementos de linguagem do Design Audiovisual, não apenas como elementos \"emprestados\" de outras linguagens, mas portadores de identidade própria, híbrida, complexa, frágil e única.
  • DOI: 10.11606/T.16.2014.tde-24062015-092831
  • Publisher: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Creation Date: 2014-12-11
  • Format: Adobe PDF
  • Language: Portuguese

Searching Remote Databases, Please Wait