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Referenciais teórico-críticos em psicologia escolar: uma análise a partir da Teoria Crítica da Sociedade

Brasil, Ricardo Taveiros

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2015-04-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Referenciais teórico-críticos em psicologia escolar: uma análise a partir da Teoria Crítica da Sociedade
  • Autor: Brasil, Ricardo Taveiros
  • Orientador: Crochik, Jose Leon
  • Assuntos: Formação Em Psicologia; Psicologia Escolar; Referenciais Críticos; Teoria Crítica; Critical Frameworks; Critical Theory; School Psychology; Training In Psychology
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho tem por objetivo verificar como se apresenta e se discute a temática dos referenciais teórico-críticos em psicologia escolar no conjunto da produção acadêmica que reúne as pesquisas defendidas em programas de pós-graduação stricto-sensu (psicologia/educação) de universidades das regiões sul e sudeste do Brasil, entre os anos de 1984 e 2013. Para tanto, foram consultadas as bibliotecas virtuais da Universidade de São Paulo (USP) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Obteve-se acesso ao número de 1.109 resumos, cuja leitura permitiu que se chegasse a 27 estudos (dissertações de mestrado, teses de doutorado e uma tese de livre-docência) que, por sua vez, trouxeram elementos em relação aos quais foi possível empreender uma análise orientada pelo referencial da Teoria Crítica da Sociedade (sobretudo pelas elaborações teóricas de Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse). A partir da leitura desses 27 resumos, foram criadas seis categorias que balizaram o trabalho de análise dos dados. São elas: Movimento contraditório da razão na ciência / Concepção de ideologia que se apresenta / Papel exercido pela tecnologia na educação / A pseudoformação e a inibição do pensamento / Concepções acerca das relações teoria-práxis / Tensões nas relações indivíduo-sociedade. Os dados numéricos a respeito de referenciais teóricos adotados nos trabalhos selecionados conduzem aos seguintes indicadores: maior quantidade de estudos orientados por referenciais teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Psicologia Institucional. Quanto ao delineamento metodológico dessas pesquisas, constatou-se a predominância de trabalhos empíricos em relação aos estudos teóricos e, a partir da leitura do conjunto desses trabalhos, três foram selecionados para uma análise mais detalhada por revelarem diferentes tendências na apropriação do objeto de interesse aqui apresentado. Concluída a análise, procede-se às considerações finais, a partir das quais destacam-se: a discussão acerca do conceito de crítica, a necessidade de análise das condições sociais objetivas que permeiam os encontros da psicologia com a educação escolar, a crítica às ideias de relação simétrica entre ciência e política, a negação do indivíduo na sociedade contemporânea, a importância de ater-se ao caráter histórico da ideologia, o problema epistêmico de ecletismos teóricos, os limites e desafios da psicologia na educação escolar e da formação do psicólogo inclinado às questões e problemas da escolarização
  • DOI: 10.11606/D.47.2015.tde-07072015-122911
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2015-04-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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