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Jovens mestres e os desafios enfrentados para a conquista da independência e a autonomia na transição para a vida adulta

Leone, Edmar Lucas

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2021-02-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Jovens mestres e os desafios enfrentados para a conquista da independência e a autonomia na transição para a vida adulta
  • Autor: Leone, Edmar Lucas
  • Orientador: Almeida, Elmir de
  • Assuntos: Autonomia; Transição Para A Vida Adulta; Pós-Graduandos; Jovens-Egressos; Independência; Independence; Graduate Students; Autonomy; Transition To Adulthood; Young Graduates
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O texto apresenta resultados finais de pesquisa de mestrado que teve por objetivo compreender os desafios enfrentados por jovens egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP-RP (PPGEdu-USP/RP), na conquista da independência e autonomia em seus itinerários de transição para a vida adulta. A investigação estabeleceu diálogos com o conhecimento produzido nas Ciências Sociais e na Educação acerca da transição da juventude para a vida adulta em contextos históricos marcados pela descronologização, deslinearização e despadronização do modelo ternário do curso da vida. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, em que se aplicou questionário contendo questões fechadas e abertas aos jovens mestres - homens e mulheres do PPGEdu, titulados entre 2013-2018 - que tinham até 30 anos idade e que se dispuseram a colaborar com o estudo. O questionário foi estruturado em sessões e questões que buscaram levantar dados sobre: 1) as características sociodemográficas dos jovens mestres e os itinerários de escolaridade que conformaram antes, durante e após o mestrado; 2) as relações que tiveram com a esfera do trabalho, antes, durante e após o mestrado; 3) a escolaridade e ocupação de pais e mães dos jovens; 4) as relações que mantiveram com a família de origem durante o ensino médio até a saída do mestrado; e 5) a conjugalidade e a formação de prole. A via de diálogos com os jovens se deu pelo uso recorrente de redes sociais situadas no meio virtual - e-mails, Google Docs, WhatsApp e Facebook. Destaca-se que as trajetórias conformadas pelos jovens mestres do Programa, titulados entre 2013-2018, descrevem transições plurais para a vida adulta, em que os desafios mais recorrentes com que se depararam condizem com a conquista de uma ocupação profissional estável na esfera da educação escolar, razão que levou muitos deles a realizarem mais de um curso de graduação, mesmo após o término do mestrado; a conquista da independência financeira para alguns deles, com desdobramentos para o processo de desfiliação da família de origem; e em alguns casos, os desafios destacados se situaram quando da realização do curso de mestrado, momento identificado como de \"solidão\" e \"sofrimento psíquico\".
  • DOI: 10.11606/D.59.2021.tde-29032021-155428
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2021-02-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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