skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

O pop não poupa ninguém : moda, música e consumo

Roberto, Cristina

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades 2017-09-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O pop não poupa ninguém : moda, música e consumo
  • Autor: Roberto, Cristina
  • Orientador: Gomes, Suzana Helena de Avelar
  • Assuntos: Rock Brasileiro; Música; Moda; Indústria Cultural; Discurso Lítero-Musical; Consumo; Fashion; Cultural Industry; Literary-Musical Discourse; Consumption; Music; Brazilian Rock
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre as convergências entre a moda, a música e o consumo, ressaltando a influência da cultura pop na sociedade capitalista contemporânea. Faz-se um paralelo com o rock brasileiro dos anos 1980 e 1990, mais especificamente com o discurso lítero-musical enquanto prática discursiva contestadora que nos dará suporte para discorrer sobre o consumo de moda e de outros produtos que servem como passaporte de inserção social do sujeito. Pretendese explicitar que o discurso empreendido nas letras do rock destas décadas apresentam críticas em relação à cultura pop, aos meios de comunicação de massa e ao consumismo. Neste sentido a relação entre a moda e o rock pode ser considerada como um processo de produção de significado, bem como, símbolo de identidade, destacando tendências e transformações. Demonstra-se aqui, a importância tanto da moda, quanto da música, não apenas com uma aglomeração de produtos de bens e consumo, mais sim, como uma produção social e artística, pois, estes meios de expressão podem reproduzir acontecimentos do cotidiano num contexto amplo, político, sociológico, histórico e cultural. Neste contexto discutiremos questões que nos instigam sobre sociedade de consumo, consumismo e a estreita relação estabelecida com os meios de comunicação. A pesquisa apresenta uma abordagem descritiva, fundamentada por meio de bibliografias sobre moda, música, indústria cultural e comportamento de consumo
  • DOI: 10.11606/D.100.2018.tde-24102017-185403
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Data de criação/publicação: 2017-09-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.