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Arqueologia e semiótica do espaço dos templos de Judá em seu contexto levantino

Silva, Jorge Luiz Fabbro Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Museu de Arqueologia e Etnologia 2018-06-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Arqueologia e semiótica do espaço dos templos de Judá em seu contexto levantino
  • Autor: Silva, Jorge Luiz Fabbro Da
  • Orientador: Passos, Maria Cristina Nicolau Kormikiari
  • Assuntos: Arqueologia E Semiótica Do Espaço; Levante; Idade Do Ferro; Templos; Judá; Archaeology And Semiotics Of Space; Levant; Iron Age; Temples; Judah
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-Graduação em Arqueologia
  • Descrição: Recentemente e quase simultaneamente, quatro novas instalações de culto da Idade do Ferro (1200-586 a.C.) foram trazidas à luz por escavações arqueológicas em Israel, todas presumivelmente no território do antigo Reino de Judá, apresentando sinais de estarem de alguma forma conectadas ao governo: três são santuários em Khirbet Qeiyafa e uma é um templo em Tel Moza. Juntamente com o templo de Tel Arad, descoberto na década de 1960 dentro de uma fortaleza judaíta, e os dois únicos edifícios de culto legitimados e descritos pelas fontes bíblicas, a saber, o Tabernáculo de Moisés e o Templo de Salomão, essas mais recentes descobertas formam um novo e consideravelmente ampliado corpo de evidências arqueológicas de um culto hipoteticamente endossado ou patrocinado pelo Reino de Judá, e uma valiosa oportunidade para esclarecer questões que têm sido levantadas quanto à história e religião dos antigos israelitas. Nesta tese, os templos judaítas são comparados a praticamente todos os templos da Idade do Ferro do Levante de que se tem conhecimento até a presente data, por meio de um aqui proposto tipo de análise semiótica da forma de disposição do espaço. O estudo encontrou evidências de que, conquanto os templos judaítas compartilhem uma série de traços individuais com muitos templos do Levante, como já tem sido amplamente notado, eles consistentemente adotam um conjunto desses traços de maneira única e em oposição direta aos traços que caracterizam os templos filisteus. As implicações desses achados para a compreensão dos processos de diferenciação cultural e formação da identidade de Judá são consideradas e uma proposta de explicação é oferecida.
  • DOI: 10.11606/T.71.2018.tde-05112018-115422
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Museu de Arqueologia e Etnologia
  • Data de criação/publicação: 2018-06-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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