skip to main content

Construção de diretriz teórico metodológica para o processo de avaliação progressiva no ensino de graduação

Pascon, Daniela Miori

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2017-12-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Construção de diretriz teórico metodológica para o processo de avaliação progressiva no ensino de graduação
  • Autor: Pascon, Daniela Miori
  • Orientador: Mira, Vera Lucia
  • Assuntos: Ensino Superior; Avaliação Da Educação; Enfermagem; Ensino E Aprendizagem; Graduação; Nursing; Higher Education; Assessment Of Education; Baccalaureate; Teaching And Learning
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Introdução: A multiplicidade de metodologias de ensino e a necessidade de aprimoramento dos resultados da formação dos estudantes impõem, às Instituições de Ensino Superior, a busca de um plano de avaliação dos graduandos, do curso e da instituição, contemplando novos e diferentes métodos avaliativos nas matrizes e projetos pedagógicos. Dentre a diversidade de modelos e técnicas de avaliação disponíveis nas metodologias ativas de ensino, optamos por estudar a Prova de Progressão, que é um tipo de avaliação de desempenho individual do estudante, destinada a medir o conhecimento cognitivo relativo ao conteúdo teórico do ensino didático pedagógico do curso, de forma longitudinal e progressiva; fornece, também, informações importantes para avaliação do curso e da instituição. Acreditando neste tipo de avaliação e buscando apoiar a disseminação e utilização dessa ferramenta avaliativa, este estudo traçou como Objetivos: Geral: Propor diretriz para o processo de avaliação progressiva; para tanto, os objetivos específicos foram: avaliar a Prova de Progressão aplicada no Curso de Graduação em Enfermagem; conhecer o desempenho dos estudantes nas provas de progressão e verificar a existência de relações entre as variáveis relativas à prova e às do desempenho dos estudantes. Método: Estudo de natureza quantitativa com desenho exploratório e descritivo, desenvolvido no Curso de Bacharelado em Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Constituiu-se material de análise, as 462 provas de progressão realizadas no período de 2012 a 2106. As 320 questões das provas foram categorizadas em temas conforme o conteúdo teórico do currículo do curso. Foi empregada estatística descritiva para conhecer a adesão e o desempenho do estudante e, estatística inferencial para verificar a existência de relações entre as variáveis. Resultados: Dentre os principais resultados, destacamos que as 320 questões analisadas apresentaram 88 diferentes temas, 42,04% destes temas foram abordados em apenas uma prova. O desempenho dos estudantes, de maneira geral, demonstrou aquisição de conhecimento longitudinal de 39,13% nas primeiras provas para 54,12% nas últimas. Na comparação entre as séries do curso e desempenho na prova, houve diferença significante entre as séries que realizaram as provas em: 2012, 3a>1a (p=0,033; 2=0,108); em 2015, 2a e 4a>1a (p=0,001; 2=0,166) e na prova de 2016, 2a, 3a e 4a>1a (p<0,001; 2=0,305), como é esperado. Conclusões: A prova de progressão mostrou-se uma ferramenta capaz e viável para avaliação de conhecimento dos estudantes e para avaliação curricular e institucional. Com os achados deste estudo, com fundamentação teórica e com revisão de pesquisas, foi construída uma proposta de diretriz avaliativa para prova de progressão, que, dentre outras, recomenda a elaboração de matriz temática para a construção de questões; análise estatística dos resultados das avaliações e realização de feedbacks, envolvendo estudantes, docentes e gestores institucionais. É indispensável, no entanto, o aprofundamento desta investigação para aumentar o poder de generalização dos dados, bem como a aplicação da diretriz construída para testar sua aplicabilidade. Este estudo adensa o conhecimento sobre a prova de progressão, pouco empreendida e pesquisada na enfermagem nacional e internacional, demonstrando os elementos constitutivos, teóricos e metodológicos para construção, aplicação e avaliação da prova de progressão, passíveis de reprodução em diferentes realidades.
  • DOI: 10.11606/T.7.2018.tde-05112018-122553
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2017-12-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.