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Design thinking: estruturantes teórico-metodológicos inspiradores da inovação escolar

Bechara, João José Bignetti

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2017-04-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Design thinking: estruturantes teórico-metodológicos inspiradores da inovação escolar
  • Autor: Bechara, João José Bignetti
  • Orientador: Piconez, Stela Conceicao Bertholo
  • Assuntos: Avaliação; Design Thinking; Educação Básica; Projeto Pedagógico; Evaluation; K-12; Pedagogical Project
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O Design Thinking tem sido aplicado na educação básica em diversos países do mundo. Práticas educativas do Design Thinking, teórico-metodologicamente investigadas nos projetos pedagógicos das escolas, tornam-se relevantes para a compreensão da multidimensionalidade do fenômeno educativo nas escolas. O objetivo desta investigação é pesquisar as contribuições do Design Thinking que possam inovar os estruturantes teóricos e metodológicos dos projetos pedagógicos da educação básica. Uma jornada científica exploratória na revisão de estudos existentes revelou a importância da perspectiva do Design Thinking. A investigação sob a perspectiva de pesquisa participante, de cunho qualitativo, com imersão longitudinal em escola pública estadual de tempo integral, permitiu avaliar e compreender seu contexto (entrevistas semiestruturadas, participação nas ATPC Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo, questionários com sondagem diagnósticas, grupos focais, acompanhamento de projetos escolares). Como resultado foi verificado que o Design Thinking oferece oportunidades de formação permanente; de entendimento dos desafios contextuais e das oportunidades de implementação de projetos inovadores com avaliação realizada pela perspectiva do conhecimentona-ação/compreensão-na-reflexão para direcionamento de práticas mais transformadoras de seus estruturantes teórico-metodológicos (planejamento, formação permanente, avaliação/recuperação). A relevância desta investigação foi compreendida pela ação e na ação dos sujeitos envolvidos em projetos apoiados pelas Tecnologias de Informação e de Comunicação que se tornaram protagonistas do processo educativo. Estratégias e habilidades complexas de avaliar a aprendizagem dos alunos e desenvolvimento de competências previstas no currículo escolar inspiradas pela abordagem do Design Thinking tornaram-se terreno fértil para formação permanente do professor. Orientaram novos modos de planejar e de avaliar aprendizagens integradas aos conteúdos curriculares além de formar professores para aspectos importantes do planejamento político-pedagógico da escola. O Design Thinking mostrou-se promissor também como estratégia metodológica alternativa de pesquisa.
  • DOI: 10.11606/T.48.2019.tde-07052019-152652
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2017-04-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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