skip to main content

As elites político-administrativas à frente da educação paulista: trajetórias dos membros do Conselho Estadual de Educação de São Paulo de 1995 a 2018

Ferreira, Ana Carolina Trevisan Camilo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2019-10-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    As elites político-administrativas à frente da educação paulista: trajetórias dos membros do Conselho Estadual de Educação de São Paulo de 1995 a 2018
  • Autor: Ferreira, Ana Carolina Trevisan Camilo
  • Orientador: Garcia, Sylvia Gemignani
  • Assuntos: Conselho Estadual De Educação De São Paulo; Elites Político Administrativas; Sociologia Da Educação; Political Administrative Elites; Sociology Of Education; State Board Of Education Of São Paulo
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: A presente pesquisa circunscreve-se ao estudo das elites político-administrativas à frente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, que permaneceram por mais tempo nos cargos deste órgão no período de 1995 a 2018, período marcado pela gestão de governadores oriundos de um mesmo grupo político, o PSDB, que se sucedem no governo do Estado por cinco mandatos consecutivos. O objetivo deste estudo foi construir uma morfologia dos conselheiros que são nomeados pelo governador do Estado e a ele diretamente subordinados. Trata-se de cargos comissionados e com funções essencialmente deliberativas (podendo homologar ou vetar decisões do secretário) e normativas (que lhes competem fixar diretrizes e normas para funcionamento de estabelecimentos de ensino, contratação de pessoal, elaboração do Plano Estadual de Educação, reorganizar e implementar reformas no sistema de ensino público, entre outras ações). A pesquisa partiu do estudo das trajetórias dos conselheiros que foram reconduzidos (em conformidade com seu regimento, em vigor desde 1971) por pelo menos três mandatos, o que significa que ocuparam cargos no CEE-SP por pelo menos sete anos. O levantamento dos dados concentrou-se em especial nos dados sobre sua formação escolar, acadêmica e suas carreiras profissionais publicados em seus currículos acadêmicos na plataforma Lattes, no LinkedIn e nos websites dos órgãos em que atuam, como o próprio CEE-SP. O cruzamento dos dados coletados e analisados apontam para a ampla circulação desses agentes nos setores público, privado e terceiro setor, bem como uma superfície social extensa, uma vez que acumulam posições em diversas instituições, seja ocupando cargos remunerados, seja ocupando posições em conselhos de ONGs, associações civis ou universidades, seja dirigindo instituições de ensino ou administrando empresas. A análise dos dados acumulados também permitiu compreender que certos elementos das trajetórias desses agentes explicam em boa parte a sua permanência no mesmo órgão por vários mandatos e por vários anos: a formação escolar e acadêmica em instituições de prestígio, os laços que se formam desde cedo na escola e na universidade, bem como a atuação em instituições em comum, incluindo a participação societária em empresas privadas ou em organizações não governamentais. São vínculos que extrapolam o tempo e as posições que ocupam no CEE-SP e que fortalecem e legitimam sua permanência nesta instituição.
  • DOI: 10.11606/D.8.2019.tde-11122019-162507
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2019-10-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.