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A Experiência do Interator: mídias digitais, interatividade e suportes imersivos no campo do documentário

Machado, Bruno Rogério Silva Passos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2019-11-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A Experiência do Interator: mídias digitais, interatividade e suportes imersivos no campo do documentário
  • Autor: Machado, Bruno Rogério Silva Passos
  • Orientador: Rosa, Almir Antonio
  • Assuntos: Cinema; Documentário; Mídia Computacional; Semiótica; Computer Media; Documentary; Film; Semiotics
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais.
  • Descrição: Na presente dissertação, trazemos as averiguações de possíveis maneiras de se trabalhar com a mídia nativa dos computadores para realizar um tipo especifico de comunicação artística, aquela que fazemos com o cinema e o qual temos chamado de documentário. Em conjunto, propomos um breve estudo da linguagem das mídias computacionais, ao apontar possibilidades informativas e estéticas nascidas através da utilização consciente dos seus elementos estruturais. Isto é, esperamos demarcar, como esse meio, enquanto suporte, estrutura suas representações e também como ele oferece um rico ofertório de ferramentas para a comunicação humana. Com este intuito, tomando principalmente os textos teóricos de Bill Nichols, Henri Gervaiseau, Ismail Xavier, Iuri Lotman, Almir Almas e Lev Manovich, abarcamos três grandes campos de estudo: o cinema documentário, a semiótica e as mídias computacionais. Desta última, o grande foco da nossa investigação, destacaremos seus princípios gerais, sua estrutura representativa e sua capacidade inovadora de armazenar representações de espaços navegáveis. Da semiótica, o interesse será retirar os conceitos sobre linguagem e sobre comunicação artística. Enquanto que o documentário nos servirá, com sua linha histórica e sua construção discursiva, como base comparativa. Por fim, para além de ser uma demarcação das possibilidades artísticas da linguagem das mídias computacionais, este texto também se propõe a construir uma breve reflexão sobre sistema carcerário. As obras Prison Valey (Philippe Brault e David Dufresne, web-site, 2009) e Step to the Line (Ricardo Laganaro, Realidade Virtual/360°, 2017), os trabalhos que tomamos como objetos de estudo, dialogam entre si nesse tema. Assim, munidos das teorias das disciplinas referidas, esta dissertação se propõe a analisar ambas as obras, apresentando, em conjunto, exemplos de como um documentarista pode, de acordo com o interesse de sua discussão, utilizar a mídia computacional para organizar signos e também para organizar, como signos, as suas regras inerentes.
  • DOI: 10.11606/D.27.2020.tde-24012020-104042
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2019-11-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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