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Percepção e conhecimento do consumidor de mussarela de búfala quanto à autenticidade do produto

Aquino, Andressa Da Costa Lira Thomaz De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia 2019-02-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Percepção e conhecimento do consumidor de mussarela de búfala quanto à autenticidade do produto
  • Autor: Aquino, Andressa Da Costa Lira Thomaz De
  • Orientador: Telles, Evelise Oliveira
  • Assuntos: Queijo; Mozzarella; Mistura De Leite; Leite De Vaca; Fraude; Fraud; Mixed Milk; Cow Milk; Cheese
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo do presente estudo foi investigar a percepção e o conhecimento de consumidores de mussarela de búfala quanto à autenticidade deste queijo. Foi utilizado um questionário abordando a motivação de compra da mussarela de búfala, leitura de rótulo, fraude, disposição em pagar mais por produto autêntico e confiança nas agências de controle. As entrevistas foram realizadas em supermercados do bairro da Mooca, no município de São Paulo, que disponibilizavam mussarela de bola feita com leite de búfala, com mistura dos leites de búfala e vaca e com leite de vaca, avaliados pelas informações constantes na \"lista de ingredientes\" do rótulo. Os critérios de inclusão dos entrevistados foram, além da concordância em participar, ser consumidor de mussarela de búfala e ser maior de idade. As questões abordaram a motivação de compra, percepção sobre a autenticidade da mussarela de búfala, itens que observa no rótulo, opinião sobre mistura do leite de vaca na mussarela de búfala, conhecimento sobre fraude em queijos, disposição em pagar mais por produto autêntico e conhecimento e confiança nas agências de controle de fraude. A amostra foi estratificada em \"alto nível de conhecimento\" quando o entrevistado revelou conhecimento sobre fraude em queijos e \"baixo nível de conhecimento\" quando demonstrou ausência de conhecimento ou apresentou conceitos equivocados sobre fraude. A metodologia para análise dos discursos foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e para análise de confiança nas agências de controle, a Escala de Likert; testes de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e o Teste de Fischer foram utilizados para identificar associações dos parâmetros com o \"nível de conhecimento\" do entrevistado. Os resultados obtidos de 120 entrevistados (80,8% do sexo feminino, 75% com ensino superior e a idade média de 49 anos) mostraram que a principal motivação de compra foram as características organolépticas e, apesar de 41% terem relatado motivação nutricional, foram observados equívocos de conhecimento sobre as características nutricionais; 82% reconhecem o produto pela apresentação (formato e coloração) e na confiança que têm na marca e no estabelecimento comercial; o consumidor demonstra conhecimento e confiança nas instituições de controle mas não procura os selos, seja de Inspeção ou outros de qualidade/autencidade; 83% relataram que lêem o rótulo, mas apenas 8% lêem a Lista de Ingredientes; há pouco conhecimento sobre a ocorrência de fraude de autenticidade da mussarela de búfala, embora haja a percepção de que a mistura dos leites possa ser fraude; há disposição de pagar mais pelo produto autêntico, embora haja equívocos de informação sobre suas características nutricionais. A estratificação da amostra não influenciou os DSC (p>0,05). Conclui-se que o consumidor não tem o conhecimento necessário sobre esta fraude para adotar medidas de mitigação do risco de ser enganado, nem quais medidas estão ao seu alcance. Cabe ao governo, aos pesquisadores e à cadeia produtiva fazer uma comunicação adequada para minimizar a violação do direito do consumidor escolher o produto que realmente deseja.
  • DOI: 10.11606/D.10.2020.tde-01072019-160719
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Data de criação/publicação: 2019-02-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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