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Viabilidade de operação do duplo semi-reboque de cinco eixos no Brasil

Reis, Neuto Gonçalves Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 1996-04-22

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  • Title:
    Viabilidade de operação do duplo semi-reboque de cinco eixos no Brasil
  • Author: Reis, Neuto Gonçalves Dos
  • Supervisor: Widmer, João Alexandre
  • Subjects: Veículos Longos Combinados; Sobrelargura; Estabilidade; Engates; Duplo Semi-Reboque; Veículos Articulados; Dirigibilidade; Análise De Acidentes; Pesos E Dimensões De Veículos; Arraste; Cargas Volumosas; Custos Operacionais; Twin Trailer Truck; Stability; Vehicles Weight And Dimensions; Vehicle Handling; Operational Costs; Off-Tracking; Ltl Freight; Low Density Freight; Long Combinations Vehicle; Doubles; Dollly; Accident Analyses
  • Notes: Dissertação (Mestrado)
  • Description: Este trabalho investiga a viabilidade de se implantar no Brasil o veículo combinado de cinco eixos constituído de um cavalo mecânico mais dois semi-reboques acoplados por um dolly intermediário e chamado aqui de Duplo Semi-Reboque (DSR). Essa investigação inclui tanto aspectos econômicos (custos operacionais) quanto operacionais (densidade das cargas, rotas, demandas, veículos utilizados), tecnológicos (veículos e implementes), legais (pesos e dimensões), de segurança (estabilidade, dirigibilidade, risco de acidentes e impacto sobre o tráfego de outros veículos) e de inter-relação com a infra-estrutura rodoviária. Como a configuração analisada é largamente utilizada nos Estados Unidos, com o nome de twin trailer truck, faz-se uma ampla revisão da literatura norte-americana. O estudo apresenta as características técnicas do twin, levanta a legislação norte-americana de carga por eixo e mostra como a busca de produtividade e o aumento da carga volumosa conduziram à necessidade de veículos mais longos. Compila artigos sobre a estabilidade, a dirigibilidade e o impacto sobre o tráfego dos veículos longos combinados. Sintetiza pesquisas comparando taxas de acidentes dos veículos combinados com os caminhões convencionais. A maioria desses estudos conduz à conclusão de que, embora os twins possam degradar ligeiramente as condições de segurança de tráfego e aumentar o desgaste elos pavimentos, essa degradação é compensada pela redução do número de viagens e do custo do transporte. Conclui-se que o veículo seria economicamente viável no Brasil para substituir caminhões trucados em rotas de demanda limitada, e que poderia também economizar custos na substituição a veículos convencionais no transporte de cargas volumosas, sem provocar maiores impactos sobre a segurança operacional. Pesquisa com frotistas mostra que quase 50% das transportadoras de carga fracionada operam cargas de densidade compatível com o DSR. A introdução do veículo, no entanto, enfrenta fortes obstáculos legais e exigiria mudança profunda na legislação dos veículos combinados longos.
  • DOI: 10.11606/D.18.2018.tde-13042018-150847
  • Publisher: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Creation Date: 1996-04-22
  • Format: Adobe PDF
  • Language: Portuguese

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