skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Envolvimento dos núcleos da rafe em ratos submetidos à restrição alimentar através da expressão de fos

L F Takase J R Barone; Maria Inês Nogueira; Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE (16. 2001 Caxumbu)

Resumos Caxambu: Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2001

Caxambu Federação de Sociedades de Biologia Experimental 2001

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Envolvimento dos núcleos da rafe em ratos submetidos à restrição alimentar através da expressão de fos
  • Autor: L F Takase
  • J R Barone; Maria Inês Nogueira; Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE (16. 2001 Caxumbu)
  • Assuntos: ANATOMIA
  • É parte de: Resumos Caxambu: Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2001
  • Descrição: Objetivo: Estudar o envolvimento dos núcleos da rafe no comportamento alimentar através da expressão de FOS em ratos submetidos a "meal-feeding". Métodos e Resultados: Foram utilizados ratos Wistar, de 3-4 meses, 280g, mantidos em biotério com água ad libtum. Os animais foram divididos em 2 grupos, o primeiro foi submetido ao modelo de restrição alimentar, no qual se alimentavam 2hs/dia, das 7:30 às 9:30, durante 15 dias. O grupo experimental foi dividido em subgrupos: procura do alimento (Rp), ingestão (Ri), saciedade (Rs) e controle da restrição- expectativa do alimento (Rc). O grupo controle, condições normais de alimentação, foi dividido nos subgrupos: Basal (Bs) e Jejum Agudo (Ja). No 16o dia, após 90 minutos do estímulo adequado, os ratos foram perfundidos com solução salina e fixador. O encéfalo, removido e crioprotegido, foi seccionado em cortes coronais de 40mm, e processados em técnicas de imunohistoquímica para proteína FOS. Durante o período experimental, os animais apresentaram um aumento de atividade minutos antes da oferta de alimento. A análise estatística ANOVA e teste Tukey evidenciou diferença significativa em vários núcleos em relação ao tratamento e ao ritmo basal. O subgrupo Ri apresentou maior densidade de células marcadas nos núcleos rostrais enquanto o subgrupo Rc marcou mais os núcleos caudais. Conclusões: As fases de ingestão e expectativa do alimento promoveram maior marcação neuronal, devida a ativação motora somática e autonômica em
    relação ao ritmo basal
  • Editor: Caxambu Federação de Sociedades de Biologia Experimental
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: p.62.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.