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Ocorrência de desvios semânticos naturais em crianças pré-escolares

Simone Rocha de Vasconcellos Hage Mariana Blecha Pereira; Congresso Internacional de Fonoaudiologia (5. 2003 Fortaleza, CE); Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (11. 2003 Fortaleza, CE); Encontro Cearense de Fonoaudiologia (1. 2003 Fortaleza)

Anais São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2003

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2003

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  • Título:
    Ocorrência de desvios semânticos naturais em crianças pré-escolares
  • Autor: Simone Rocha de Vasconcellos Hage
  • Mariana Blecha Pereira; Congresso Internacional de Fonoaudiologia (5. 2003 Fortaleza, CE); Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (11. 2003 Fortaleza, CE); Encontro Cearense de Fonoaudiologia (1. 2003 Fortaleza)
  • Assuntos: CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
  • É parte de: Anais São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2003
  • Descrição: O conhecimento sobre quais palavras fazem parte do vocabulário infantil, e principalmente, quais os desvios naturais que ocorrem no período de desenvolvimento lexical nos anos pré-escolares, são de suma importância para a criação de procedimentos para a avaliação do vocabulário em crianças. O objetivo deste estudo foi verificar o desempenho de crianças pré-escolares em protocolo de avaliação lexical, considerando a ocorrência de vocábulos pertinentes e de desvios semânticos, sejam eles observados no desenvolvimento normal da linguagem ou não. Foram avaliadas 200 crianças normais na faixa etária de 5 e 6 anos. Elas foram solicitadas a nomear objetos, ações, pessoas e atributos representados em 5 figuras temáticas. As respostas foram analisadas com base nas ocorrências. Os resultados indicaram que as crianças apresentaram alta ocorrência de vocábulo esperado. Os desvios semânticos por relação de contigüidade, superextensão, por antônimo, por proximidade morfológica e por proximidade fonológica apresentaram freqüência relativa de 68%, 87,50%, 3%, 2,50% e 0,50 %, respectivamente. Designações incomuns no processo normal de aquisição lexical como perífrases e designações não verbais apresentaram freqüência relativa inferior a 1% , já o uso de dêiticos teve uma freqüência de 18,50%. Pode-se concluir do estudo que o protocolo de avaliação lexical utilizado representa uma amostra do vocabulário infantil, na faixa etária analisada, na medida em que 93% das crianças
    avaliadas apresentando valores de ocorrência de vocábulos esperados entre 89 e 100. Esses dados confirmam que os itens lexicais selecionados pertencem ao vocabulário rotineiro de crianças entre 5 e 6 anos. Ressalta-se também que as figuras utilizadas em pesquisa foram de fácil reconhecimento, o que contribuiu para uma nomeação mais pertinente. Dentre os desvios semânticos, os de maior ocorrência foram superextensão e por relação de contigüidade. Já outros ) desvios semânticos e designações observadas na linguagem com alterações, praticamente não foram observadas na faixa etária estudada. * Esta pesquisa contou com bolsa de iniciação científica - CNPq
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: 1v CD-ROOM.
  • Idioma: Português

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