skip to main content

A importância de uma equipe multidisciplinar no diagnóstico de transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) relato de um caso

Danilo Alves Mantovani Patrícia de Abreu Pinheiro Crenitte; Dagma Venturini Marques Abramides; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (13. 2005 Santos, SP)

Anais Santos : SBFa, 2005

Santos, SP 2005

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    A importância de uma equipe multidisciplinar no diagnóstico de transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) relato de um caso
  • Autor: Danilo Alves Mantovani
  • Patrícia de Abreu Pinheiro Crenitte; Dagma Venturini Marques Abramides; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (13. 2005 Santos, SP)
  • Assuntos: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM; HIPERATIVIDADE
  • É parte de: Anais Santos : SBFa, 2005
  • Notas Locais: Publicação em CD-ROM
  • Descrição: O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo pela vida. A característica essencial deste Transtorno é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade, mais freqüente e severo do que aquele tipicamente observado em indivíduos em nível equivalente de desenvolvimento (CID-IV). O diagnóstico diferencial é realizado por uma equipe multidisciplinar, sendo necessária observação minuciosa dos comportamentos da criança e exclusão de fatores sociais, pessoais e/ou qualquer tipo de transtorno mental que justifiquem os sintomas. J.B.P., idade atual 8 anos, chegou à Clínica de Fonoaudiologia, com queixas de aprendizagem e comportamento, trazidas pela escola e familiares. Na avaliação fonoaudiológica, encontramos: Linguagem Oral, alterações a nível fonético-fonológico, não sendo observadas alterações sintático-semânticas e pragmáticas; Linguagem Escrita, atraso na leitura e escrita, com dificuldades em decifração do código gráfico e compreensão; nos Aspectos Perceptuais, encontramos alteração nas provas auditivas e as provas Visuais não evidenciaram alterações; o Teste de Consciência Fonológica, mostrou dificuldades na Consciência Silábica, Manipulação Silábica e Consciência de Fonemas ) Também foram encontradas alterações no Processamento Auditivo Central, nas habilidades de memória seqüencial para sons verbais, figura-fundo para sons não-lingüísticos e lingüísticos e resolução temporal. A hipótese de
    o P. apresentar um quadro de TDAH foi levantada por um médico neurologista. Foi aplicado o questionário "Critérios Diagnósticos para Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade"(DSM-IV) e o resultado indicou Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade do Tipo Combinado. Entretanto, a avaliação psicológica ressaltou que tais dificuldades estão extremamente relacionadas a aspectos do desenvolvimento afetivo e relacional da criança e da psicodinâmica familiar com falhas no processo de formação de identidade da criança. Os resultados encontrados na avaliação clínica evidenciaram que o diagnóstico de TDAH não é simples, sujeito a falhas se não realizado com responsabilidade e conhecimento. A atuação multidisciplinar foi a chave para a conclusão do caso.
  • Editor: Santos, SP
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: Resumo OEL 0934.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.