skip to main content

Composição e distribuição espacial de Falconiformes do campus Luiz de Queiroz ESALQ/USP, um agroecossistema. Piracicaba/SP.

E R Alexandrino K M P M de B Ferraz; Hilton Thadeu Zarate do Couto; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (14. 2006 Ribeirão Preto, SP, Brasil

Ciências Biológicas e da Saúde; resumos São Paulo: USP, 2006

São Paulo USP 2006

Localização: ESALQ - Biblioteca Central    (CD E75714 /2006 1559708 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Composição e distribuição espacial de Falconiformes do campus Luiz de Queiroz ESALQ/USP, um agroecossistema. Piracicaba/SP.
  • Autor: E R Alexandrino
  • K M P M de B Ferraz; Hilton Thadeu Zarate do Couto; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (14. 2006 Ribeirão Preto, SP, Brasil
  • Assuntos: FALCONIFORMES; ECOSSISTEMAS AGRÍCOLAS
  • É parte de: Ciências Biológicas e da Saúde; resumos São Paulo: USP, 2006
  • Descrição: 1.Objetivos O mosaico de ambientes encontrado no campus "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), município de Piracicaba-SP, abriga uma comunidade de aves diversificada. Com o propósito de contribuir para o melhor conhecimento desta comunidade, foi realizado um levantamento específico para o reconhecimento de Falconiformes, identificando-se as espécies ocorrentes e avaliando-se sua distribuição espacial em um ano de estudo. 2. Materiais e Métodos Trabalho de campo realizado no campus "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP). Realizadas campanhas periódicas a campo, portando binóculo 8X42, câmara fotográfica digital e GPS em diferentes horários do dia entre o período de 25/08/2005 a 15/09/2006, utilizando-se trilhas e pontos de observações panorâmicos, percorrendo-os a pé preferencialmente nos horários das 9:00h ás 12:00h, sugerido em [1], e/ou nos finais de tarde entre 16:00h até o pôr do sol, semelhantemente utilizado em [2]. Cada espécie visualizada tivera anotado seus deslocamentos no campus e demarcada suas respectivas posições geográficas. Tais pontos foram locados numa fotografia aérea do campus de 2005 através do software ArcView 3.2. 3. Resultados e Discussões Foram observadas 10 espécies de Falconiformes (Tabela 1). R. magnirostris, M. chimachima, P. plancus e F. femoralis apresentaram ampla distribuição espacial na área de estudo ocorrendo em ambientes urbanos e peri-urbanos, passando por quase todos os diferentes tipos de uso do solo.
    Já as espécies E. leucurus, I. plumbea, B. brachyurus, B. nigricollis F. sparverius tiveram distribuição restrita na área de estudo. O baixo número de observações de G.caerulescens não permitiu inferir sua distribuição na área. Duas espécies utilizaram o campus para um fim específico: B. nigricollis para forrageio, deixando a área ao final da tarde e I. plumbea, espécie migratória, para reprodução. 4. Conclusões A comunidade de Falconiformes é relativamente rica e abundante na área. Fatores como a própria biologia da espécie, forrageio e reprodução possivelmente influem na seleção de ambientes pelas espécies.
  • Editor: São Paulo USP
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: 1 CD-ROM col 4 3/4 in.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.