skip to main content

Avaliação das condições de saúde bucal e estado nutricional em pré-escolares de um município do Estado de São Paulo

A. Xavier J. A Marsicano; A. R Freitas; S. R Hortense; Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres; José Roberto de Magalhães Bastos; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (27. 2010 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 24, p. 336, res. PNe122, Sept. 2010. Supplement 1

São Paulo 2010

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Avaliação das condições de saúde bucal e estado nutricional em pré-escolares de um município do Estado de São Paulo
  • Autor: A. Xavier
  • J. A Marsicano; A. R Freitas; S. R Hortense; Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres; José Roberto de Magalhães Bastos; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (27. 2010 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: SAÚDE BUCAL; ESTADO NUTRICIONAL; CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 24, p. 336, res. PNe122, Sept. 2010. Supplement 1
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Avaliar as condições de saúde bucal e estado nutricional em pré-escolares de 4 a 6 anos residentes em um município do Estado de São Paulo. A amostra foi constituída por 340 pré-escolares e foram adotados os índices ceod, Índice de Dean, Índice de Desgaste Dentário (IDD) e Índice de Massa Corpórea (IMC). A análise estatística foi apresentada por meio de freqüências absolutas e relativas e adotaram-se os testes t e Qui-quadrado (p<0,05). Encontrou-se ceo-d de 2,22 e Índice Sic 5,25, sendo que o total avaliado, 79,41% apresentavam-se com estado nutricional normal e 20,59% com sobrepeso. Observou-se que 4,12% das crianças apresentavam fluorose em dentes decíduos. Com relação ao desgaste dentário todas as crianças apresentaram desgaste em pelo menos um grupo de dentes, sendo 42,23% nos incisivos, 70,72% nos caninos e 86,55% nos molares. Constatou-se uma distribuição homogênea da cárie (p=0,99), fluorose (p=0,75), desgaste (p=0,69) e estado nutricional (p=0,97) com relação aos gêneros. Não houve relação significativa entre o estado nutricional e a cárie (p=0,91) e o desgaste (p=0,15). Houve baixa prevalência de cárie dentária e de fluorose no município em questão, entretanto identificou-se a polarização da cárie, ressaltando a necessidade de atenção à saúde bucal deste grupo. O estado nutricional parece não estar relacionado às condições bucais nos pré-escolares estudados. Novas investigações deverão ser realizadas para que esta relação possa ser mais bem esclarecida
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 336, res. PNe122.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.