skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Bioética e humanização dos serviços de sáude

Maria Julia Paes da Silva Congresso Brasileiro de Bioética (7. 2007 São Paulo); Congresso Mundial Extraordinário da Sociedade Internacional de Bioética (1. 2007 São Paulo); Congresso da Redbioética / UNESCO (1. 2007 São Paulo)

Anais 2007 Brasília : SBB, 2007

Brasília SBB 2007

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (SILVA, M. J. P. da doc 23 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Bioética e humanização dos serviços de sáude
  • Autor: Maria Julia Paes da Silva
  • Congresso Brasileiro de Bioética (7. 2007 São Paulo); Congresso Mundial Extraordinário da Sociedade Internacional de Bioética (1. 2007 São Paulo); Congresso da Redbioética / UNESCO (1. 2007 São Paulo)
  • Assuntos: BIOÉTICA; SERVIÇOS DE SAÚDE
  • É parte de: Anais 2007 Brasília : SBB, 2007
  • Notas: Em CD-ROM
  • Descrição: Sendo a ética um conjunto de valores relacionais, de valores que presidem as relações humanas, e que adotamos conforme as circunstâncias da relação, mais importantes do que os direitos (inclusive constitucionais), não existem discursos bioéticos ou de humanização que se sustentem se não colocarmos a atenção na nossa comunicação verbal e não-verbal; se não tivermos a intenção e colocarmos a atenção em sermos mais "inteiros" quando estamos com as pessoas. Demonstramos nossa postura ética de respeito ao outro, de acolhimento, de olhar holístico sobre as pessoas envolvidas e de atenuação dos medos e ansiedades por meio de palavras adequadas, com o tom de voz pertinente, com gestos que ilustrem ou complementem a nossa fala, a uma distância adequada, com uma expressão facial positiva, ou seja, com expressões das dimensões da comunicação humana, que é o que ancora, na prática, o que é humanização. Quando tentamos transformar a humanização em indicadores e pensamos em lista e tempo de espera para atendimento, em taxa de infecção, em taxa de cesárias, em satisfação do cliente e do eu familiar, em número de cursos e treinamentos realizados com a equipe, enfim, todos esses indicadores passam pela habilidade que o profissional de saúde tenha de transformar em atos esse discurso de atendimento. Inclusive, muitas vezes, com sacrifícios momentâneos. Quando falamos em taxa de cesárias, por exemplo, nos referimos à menor comodidade do médico e ao maior respeito ao tempo da própria
    natureza, que faz com que uma mulher entre em trabalho de parto às 3 horas da manhã em um sábado... A "ética" da assistência à saúde é muito difícil quando queremos humanizar o atendimento, pois exige que o profissional respeite e aceite a vida, nas suas diferentes expressões, preserve-a, fortaleça-a... seja lá o que signifique "vida"!
  • Editor: Brasília SBB
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: 1 CD-ROM.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.