skip to main content

Qualidade de recuperação em anestesia abordagem da satisfação dos pacientes submetidos ao processo anestésico-cirúrgico

Cristiane Milanezi Marques de Almeida Schwerdtfeger Alceu Sérgio Trindade Júnior; Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP (7. 2007 Bauru)

Anais do VII Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP Bauru: HRAC-USP, 2007

Bauru HRAC-USP 2007

Check holdings(GetIt)

  • Title:
    Qualidade de recuperação em anestesia abordagem da satisfação dos pacientes submetidos ao processo anestésico-cirúrgico
  • Author: Cristiane Milanezi Marques de Almeida Schwerdtfeger
  • Alceu Sérgio Trindade Júnior; Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP (7. 2007 Bauru)
  • Subjects: ANESTESIA; CIRURGIA; SATISFAÇÃO DO PACIENTE
  • Is Part Of: Anais do VII Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP Bauru: HRAC-USP, 2007
  • Notes: MPC 233
  • Description: OBJETIVO: Indicadores subjetivos como os que permitem a interpretação de Qualidade de Vida e satisfação, podem ser instrumentos valiosos nas avaliações e planejamento de condutas clínicas. Considerando a falta de pesquisas em anestesiologia que contemplem estes aspectos, o objetivo deste estudo foi verificar a qualidade de recuperação e satisfação de pacientes adultos submetidos a cirurgias sob anestesia geral, no HRAC-USP MÉTODO: Aplicação do questionário de Qualidade de Recuperação (QoR-40) a pacientes maiores de 18 anos, na enfermaria, após tempo mínimo de seis horas da alta da Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA). O QoR-40 possui 40 itens que abordam 5 dimensões: conforto físico, estado emocional, independência física, apoio psicológico c dor (escore mínimo possível de 40 e máximo de 200). Foram anotados: idade dos pacientes, duração da cirurgia, duração da recuperação em SRPA. A associação entre idade, duração da cirurgia, duração da recuperação e valores do escore QoR-40 foi verificada através do coeficiente de correlação de Pearson; comparação entre valores do escore de ambos os sexos foi realizada através do teste t de Student para amostras independentes. RESULTADOS: Foram avaliados 276 pacientes, 147 homens e 129 mulheres, com idades entre 18 e 59 anos, no período de abril a setembro de 2007. A média dos valores de escore QoR-40 foi 192,21, mediana 196 e modo 200. As mulheres apresentaram média dos valores de escore QoR-40 menor que a dos homens.
    Não houve associação estatísticamcnte significantes entre valores de escore obtidos e duração da cirurgia, duração da recuperação e idade dos pacientes. CONCLUSÃO: Os resultados permitem concluir que os procedimentos anestésicos atenderam às expectativas dos pacientes nos aspectos contemplados pelo QoR-40
  • Publisher: Bauru HRAC-USP
  • Creation Date: 2007
  • Format: p. 29, res. 161.
  • Language: Portuguese

Searching Remote Databases, Please Wait