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Estresse em estudantes de enfermagem construção dos fatores determinantes

Ana Lucia Siqueira Costa Congresso de Stress da ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil) (8. 2008 Porto Alegre); Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho (10. 2008 Porto Alegre)

Porto Alegre, 2008

Porto Alegre 2008

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (COSTA, A. L. S. doc 8 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Estresse em estudantes de enfermagem construção dos fatores determinantes
  • Autor: Ana Lucia Siqueira Costa
  • Congresso de Stress da ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil) (8. 2008 Porto Alegre); Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho (10. 2008 Porto Alegre)
  • Assuntos: ESTRESSE; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
  • É parte de: Porto Alegre, 2008
  • Notas: Em CD-ROM
  • Descrição: O estresse tem sido evidenciado de maneira significativa entre os estudantes de enfermagem, sua avaliação entre estes alunos vem sendo um desafio, pois, na literatura científica nacional são observados poucos estudos com esta abordagem ou com métodos que se adequem à realidade vivida pelos discentes de enfermagem (Jorge 1996; Admi 1997). Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo construir e validar um instrumento que torne possível avaliar o estresse em estudantes de enfermagem. O estudo é do tipo quantitativo de desenvolvimento metodológico, está sendo realizado na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e o referencial metodológico adotado segue modelo teórico de Pasquali (1997). Seguindo este modelo, os resultados apresentados nesta pesquisa referem-se aos procedimentos teóricos e foram obtidos com base no roteiro elaborado pela pesquisadora e respondido pelos estudantes. O roteiro é auto-aplicável e consiste de quatro questões abertas que enfocam especificamente o conceito e os fatores de estresse que mais comumente vivenciam. Foram obtidos 31 itens que foram agrupados em quatro categorias: conteúdo teórico, conteúdo prático, dificuldades pessoais, dificuldades ambientais e relacionamento interpessoal. Os itens destacados pelos estudantes revelam o caráter desafiador do processo ensino-aprendizagem, particularmente, importante aos estudantes de enfermagem, cujo erro nesse processo implica prejuízo ou danos ao paciente. A necessidade
    de adaptação às novas exigências e obrigações escolares, as responsabilidades sociais e ocupacionais que surgem nesse processo de aprendizagem, a necessidade de uma melhor organização das tarefas diárias, o convívio com outros colegas e os desafios freqüentes quanto às opções profissionais e pessoais são apontados como fatores de estresse aos estudantes. Com os dados obtidos, considera-se que a qualidade de vida dos estudantes, em geral, e com os estudantes de enfermagem em particular deve ser uma preocupação presente naqueles que trabalham com a formação profissional desses indivíduos. Determinar os fatores de estresse pressupõe recursos para prevenir os malefícios provocados por estas emoções
  • Editor: Porto Alegre
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: 1 CD-ROM.
  • Idioma: Português

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