skip to main content
Resource type Show Results with: Show Results with: Index

Estudos dos efeitos da anóxia no SNC de neonatos: ativação glial pela proteína S100&#946

Wilma Allemandi Silva Honda Takada; Paula Hiromi Ito; Leila M. G Campos; Wanderlei Amadeu da Rocha; Renné Panduro Alegria; Eduardo Santos da Silva; Maria Inês Nogueira; Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (5. 2008 São Paulo)

Resumos São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP, 2008

São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP 2008

Check holdings(GetIt)

  • Title:
    Estudos dos efeitos da anóxia no SNC de neonatos: ativação glial pela proteína S100β
  • Author: Wilma Allemandi
  • Silva Honda Takada; Paula Hiromi Ito; Leila M. G Campos; Wanderlei Amadeu da Rocha; Renné Panduro Alegria; Eduardo Santos da Silva; Maria Inês Nogueira; Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (5. 2008 São Paulo)
  • Subjects: ANATOMIA
  • Is Part Of: Resumos São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP, 2008
  • Description: Objetivos: agressões em períodos críticos durante o crescimento e desenvolvimento do sistema nervoso central (SNC) de mamíferos, como a anóxia, podem modificar os eventos ontogenéticos seqüenciais com efeitos diversos e persistentes no SNC. A proteína S100β tem sido reportada como fator trófico e neuro-trófico, promovendo sobrevivência e proteção neuronal. Os objetivos deste estudo foram avaliar a existência de relação entre anóxia neonatal e alterações na imunreatividade da proteína astrocítica S100β em ratos neonatos submetidos ao esse estímulo. Métodos e Resultados: verificamos a expressão dinâmica da proteína S100β no encéfalo de ratos após 30 min. Utilizou-se Rattus norvegicus neonatos, machos, ±30 horas de vida, divididos em 3 grupos: Basal(B), Controle(C) e Anóxia(A). Utilizamos método de imunoistoquímica (ABC/DAB), análise quantitativa morfométrica e de imagem no núcleo do trato solitário (NTS) e neuroepithelium (ne). NTS após 30 min (n=3): o grupo B apresentou número de células com média e erro padrão (EP) de 27,28 ± 2,64; o grupo C apresentou número de células com média de 30,74 ± 3,01; a média no grupo A foi 30,95 ± 3,12. No neuroepithelium, analisadas e quantificadas as ramificações e células S100β imunorreativas. Observamos diferença estatística significante na Área entre os grupos Anóxia X Controle, * P<0,0208 e no IOD entre os grupos Anóxia X Controle * P<0,0063. Conclusão: O modelo de anóxia foi comprovado pelo oxímetro e este
    promoveu alterações estatisticamente significativas no neuroepitelio, embora o n baixo não a evidenciou no NTS. Estamos explorando outros horários e quantificação com outros métodos.
  • Publisher: São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP
  • Creation Date: 2008
  • Format: poster 37 (ANATOMIA).
  • Language: Portuguese

Searching Remote Databases, Please Wait