skip to main content

Relatório de análise estatística sobre o projeto "comparação entre duas coortes de pacientes ambulatoriais com diagnósticos de insuficiência cardíaca em tempos distintos"

Airlane Pereira Alencar Priscila Ferreira; Renata Thiemi Uemura

São Paulo IME-USP 2010

Localização: IME - Inst. Matemática e Estatística    (IME-RAE-CEA A368r 2010 v.22 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Relatório de análise estatística sobre o projeto "comparação entre duas coortes de pacientes ambulatoriais com diagnósticos de insuficiência cardíaca em tempos distintos"
  • Autor: Airlane Pereira Alencar
  • Priscila Ferreira; Renata Thiemi Uemura
  • Assuntos: ESTATÍSTICA APLICADA
  • Notas: Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/9b0084ea-21e9-44b0-9e24-e5cc53300458/2153303.pdf. Acesso em: 29 jun. 2023
  • Notas Locais: RAE-CEA-10P22
  • Descrição: A insuficiência cardíaca é um distúrbio que causa ao coração a perda da capacidade de bombear o sangue com eficiência, comprometendo as exigências do organismo. Vários fatores de risco e causas podem estar associados com a sobrevida dos pacientes em tal condição. Este trabalho tem como principal objetivo a comparação entre duas coortes de pacientes ambulatoriais com diagnósticos de insuficiência cardíaca, além de identificar variáveis prognósticas a partir de dados demográficos, clínicos e laboratoriais obtidos na avaliação inicial destes pacientes. Para a realização deste estudo, foram analisados pacientes que tiveram entrada no ambulatório do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Denotase de coorte 1 os pacientes que foram atendidos no período de janeiro de 1991 a junho de 2003 e de coorte 2, no período de julho de 2003 a julho de 2007. As principais características dos pacientes foram analisadas com base em técnicas gráficas e medidas resumo. Primeiramente, para avaliar a sobrevida dos pacientes foram feitas curvas de Kaplan-Meier, construídas segundo as principais variáveis coletadas no estudo. Com base nas análises descritivas e inferenciais, concluiu-se que características como idade, IMC, diagnóstico e classe funcional, fração de ejeção do ventrículo esquerdo, diâmetro do átrio esquerdo, diâmetro diastólico do ventrículo esquerdo, HDL, sódio e creatinina mostraram efeito significativo sobre o risco de óbito. Em relação à comparação das duas coortes, verificou-se também que não há diferença de efeito apenas para as variáveis idade, diâmetro do átrio esquerdo, creatinina e IMC nas coortes analisadas. Por fim, verificando as duas coortes, não houve aumento na mortalidade geral da coorte 2 em relação à coorte 1.
  • Editor: São Paulo IME-USP
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: 95 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.