skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Acervo Físico
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Acervo Físico
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
Atividade experimental e alienação a experimentação na perspectiva da teoria da atividade
Juliano Camillo Cristiano Rodrigues de Mattos; Simpósio Nacional de Ensino de Física (Manaus, Amazonas 2011 19)
São Paulo : SBF, 2011 Anais
São Paulo SBF 2011
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Atividade experimental e alienação a experimentação na perspectiva da teoria da atividade
Autor:
Juliano Camillo
Cristiano Rodrigues de Mattos
;
Simpósio Nacional de Ensino de Física (Manaus, Amazonas 2011 19)
Assuntos:
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
;
ENSINO E APRENDIZAGEM
É parte de:
São Paulo : SBF, 2011 Anais
Descrição:
Neste trabalho lançamos um olhar sobre as atividades experimentais como ferramentas de ensino-aprendizagem de ciências numa perspectiva da Teoria da Atividade sócio-cultural-histórica. Apesar de amplamente defendida como diminuidora das dificuldades de aprendizagem e fundamentais para o ensino de ciências, as atividades experimentais apresentam problemas associados a sua realização; isto é o que aponta a literatura específica da área. Neste trabalho, porém, escolhemos analisar e fundamentar as origens de um destes problemas apresentados, aquele que estamos chamando de alienação ou encapsulação da atividade experimental. Tal problema relaciona-se ao fato de que os alunos não conseguem, muitas vezes, estabelecer relações entre o que realizam durante a atividade e o respectivo aparato experimental, e ainda, não conseguem estabelecer conexões entre a atividade experimental e outras atividades que realizam. Trazemos ainda um exemplo empírico tirado de uma disciplina do curso de licenciatura em Física da Universidade de São Paulo com o objetivo de ilustrar e aprofundar o tratamento que damos para as origens do problema aqui analisado.
Editor:
São Paulo SBF
Data de criação/publicação:
2011
Formato:
10 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Este item no Dedalus
Este item no Dedalus
Este item no Dedalus
Acesso ao documento completo
Acesso ao documento completo
Acesso ao outros tipos de links externos
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Resultado
1
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript