skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Atividade experimental e alienação a experimentação na perspectiva da teoria da atividade

Juliano Camillo Cristiano Rodrigues de Mattos; Simpósio Nacional de Ensino de Física (Manaus, Amazonas 2011 19)

São Paulo : SBF, 2011 Anais

São Paulo SBF 2011

Acesso online

  • Título:
    Atividade experimental e alienação a experimentação na perspectiva da teoria da atividade
  • Autor: Juliano Camillo
  • Cristiano Rodrigues de Mattos; Simpósio Nacional de Ensino de Física (Manaus, Amazonas 2011 19)
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); ENSINO E APRENDIZAGEM
  • É parte de: São Paulo : SBF, 2011 Anais
  • Descrição: Neste trabalho lançamos um olhar sobre as atividades experimentais como ferramentas de ensino-aprendizagem de ciências numa perspectiva da Teoria da Atividade sócio-cultural-histórica. Apesar de amplamente defendida como diminuidora das dificuldades de aprendizagem e fundamentais para o ensino de ciências, as atividades experimentais apresentam problemas associados a sua realização; isto é o que aponta a literatura específica da área. Neste trabalho, porém, escolhemos analisar e fundamentar as origens de um destes problemas apresentados, aquele que estamos chamando de alienação ou encapsulação da atividade experimental. Tal problema relaciona-se ao fato de que os alunos não conseguem, muitas vezes, estabelecer relações entre o que realizam durante a atividade e o respectivo aparato experimental, e ainda, não conseguem estabelecer conexões entre a atividade experimental e outras atividades que realizam. Trazemos ainda um exemplo empírico tirado de uma disciplina do curso de licenciatura em Física da Universidade de São Paulo com o objetivo de ilustrar e aprofundar o tratamento que damos para as origens do problema aqui analisado.
  • Editor: São Paulo SBF
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: 10 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.