skip to main content

Avaliação do conhecimento de alunos do curso de fonoaudiologia sobre disfonias

Guilherme Toyogi Tanizaki Barros Alcione Ghedini Brasolotto; Giédre Berretin-Felix; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (18. 2010 Curitiba)

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia São Paulo v. 15, suplemento, p. 4397, 2010

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2010

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Avaliação do conhecimento de alunos do curso de fonoaudiologia sobre disfonias
  • Autor: Guilherme Toyogi Tanizaki Barros
  • Alcione Ghedini Brasolotto; Giédre Berretin-Felix; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (18. 2010 Curitiba)
  • Assuntos: DISFONIA; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS; FONOAUDIOLOGIA
  • É parte de: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia São Paulo v. 15, suplemento, p. 4397, 2010
  • Notas: Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2010/
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: A aprendizagem é um processo que ocorre constantemente, envolvendo as diversas experiências que um indivíduo pode vivenciar. Interesses próprios, a convivência com determinados grupos (família, amigos, professores), a variedade de estímulos sensoriais disparados pelos meios de comunicação, entre muitas outras possibilidades, podem movimentá-lo na direção da aquisição de conhecimentos sobre um assunto específico, independentemente de estar inserido ou não em um curso ou sala de aula. Considerando este contexto, pode-se supor que um aluno graduando em Fonoaudiologia, possua algum conhecimento sobre as alterações vocais, superficial ou aprofundado, proveniente de outras fontes que não envolvam necessariamente a transmissão de informação pela fala de um professor ou material didático, mas por fatos cotidianos e observações de si mesmo e dos outros. No entanto, para que se possa atuar profissionalmente, é necessário que exista o preparo teórico e prático do graduando, tornando favorável o estudo e o desenvolvimento desta ciência e atuação profissional. O presente estudo, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Instituição, pretendeu verificar de que forma os alunos do 2º ano de um curso de Fonoaudiologia do interior do Estado de São Paulo compreendem o conteúdo sobre disfonias, de acordo com seus conhecimentos prévios sobre o assunto, antes do ensino formal por meio de disciplina de graduação. Participaram 29 alunos do 2º ano de graduação em Fonoaudiologia com idades de 18 a 40 anos, média de 29 anos, os quais foram orientados a responder um questionário com 17 perguntas alternativas baseadas no conteúdo sobre Disfonias do CD-ROM VOz: Fonoaudiologia e Medicina, volume 2, do Projeto Homem Virtual, que apresenta, além desse, outro tema intitulado Características Acústicas da Voz, não incluído nesta etapa do projeto. (continua)
    (Continuação) O conteúdo sobre Disfonias em questão contempla textos explicativos sobre disfonias funcionais (comportamentais, por inadaptações e psicogênicas), disfonias orgânico-funcionais e laringopatias em disfonias orgânicas, bem como vídeos, iconografias e exemplos em áudio sobre esses assuntos. O número de acertos dos alunos variou entre 5 e 12, com média de 8,14 (47% das questões). A análise individual das questões permitiu concluir que existem enganos e conceitos básicos confusos quanto aos termos e definições utilizados na área de disfonias e suas respectivas classificações, mesmo nas provas com maior número de acertos. Estes resultados eram esperados, visto que os alunos ainda não tiveram contato curricular com o conteúdo específico que se tratava o questionário. Ainda assim, também deve se considerar que os alunos possuem algum conhecimento sobre o assunto, mesmo antes de cursarem a disciplina específica. Esta préavaliação servirá a um futuro trabalho, onde os alunos envolvidos serão reavaliados, após estudo sistematizado do conteúdo do CD-ROM Voz: Fonoaudiologia e Medicina, volume 2, permitindo comprovar a eficácia deste material didático de Educação à Distância com o intuito de verificar se aproveitam todas as suas possibilidades de conhecimento interativo e dinâmico, se respeitam e estimulam o espírito crítico e a criatividade do usário, entre outros objetivos e soluções propostas por esta metodologia de ensino
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 4397.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.