skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Relação entre a satisfação do deficiente auditivo sensorioneural usuário de amplificação sonora e seus limiares acufenométricos

Maria Renata José Andressa Vital Rocha; Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli; Encontro Internacional de Audiologia (28. 2013 Salvador)

Anais Científicos São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2013

Academia Brasileira de Audiologia São Paulo 2013

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Relação entre a satisfação do deficiente auditivo sensorioneural usuário de amplificação sonora e seus limiares acufenométricos
  • Autor: Maria Renata José
  • Andressa Vital Rocha; Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli; Encontro Internacional de Audiologia (28. 2013 Salvador)
  • Assuntos: SATISFAÇÃO DO PACIENTE; DEFICIENTE AUDITIVO; APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL; LIMIAR AUDITIVO
  • É parte de: Anais Científicos São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2013
  • Notas: Disponível em:. Acesso em: 21 maio 2013.
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Visando amenizar o estigma e proporcionar a melhora da qualidade de vida dos sujeitos com perda auditiva, indica-se a utilização do aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Os resultados da amplificação, no entanto, vão muito além do seu benefício e a satisfação desponta como uma medida mais fiel de tais resultados, uma vez que engloba uma constelação de fatores, com caráter dinâmico. O questionário Satisfaction with Amplification in Daily Life (SADL) foi criado para quantificar a satisfação alcançada com o uso da amplificação por meio da mensuração de seus elementos constituintes. Associados às queixas auditivas, tem-se a satisfação do uso do AASI relacionada ao sintoma zumbido, o qual grande parte dos sujeitos apresentam concomitante a algum grau de perda auditiva. O zumbido é caracterizado por uma percepção auditiva não proveniente do meio externo, originário de uma ou de ambas as orelhas, ou da cabeça, sem uma localização definida. Não há vastas opções de métodos para que o mesmo seja mensurado, sendo utilizado desde o início dos estudos em relação ao zumbido o método denominado Acufenometria. Este estudo objetivou relacionar o grau de satisfação dos usuários de AASI com seus limiares acufenométricos. A acufenometria tem como principal vantagem a possibilidade de monitoração da real intensidade do zumbido, e, por consequência, a monitorização do tratamento, além de auxiliar no topo-diagnóstico das lesões auditivas. O estudo foi desenvolvido na Clínica de Fonoaudiologia do Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (152/2011). Foram avaliados 31 pacientes, sendo 58% do sexo feminino e 42% do sexo masculino, média de 67 anos de idade, com queixa de zumbido, usuários de AASI por no mínimo três meses.
    O tipo de perda auditiva encontrado foi neurossensorial, de grau moderado em 69%; grau severo em 14%; profundo em 6%; e, leve em 11%, sendo considerada a melhor orelha em casos de perdas assimétricas. A sensação de frequência (pitch) foi generalizadamente aguda (de 1.000 Hz a 8.000 Hz) sendo a média 5.435 Hz (desvio padrão dp= 2005,08) e de intensidades altas (de 50 a 105 dB), com média 77,64 dB e dp 19,92. Foram obtidos valores específicos para cada orelha, sendo a média para intensidade da orelha direita 78,68 dB (dp 16,65), orelha esquerda 76,61 dB (dp 17,672) e obtidas para orelha direita frequências com média de 5,451 Hz, e 2046,77 Hz para orelha esquerda, com dp de 2046,77 e 1996,23, respectivamente. Observou-se que o limiar obtido por meio da acufenometria não ultrapassou 10 dB de sensação comparando-se aos limiares psicométricos na frequência do zumbido. Concluiu-se que a utilização efetiva do AASI reduziu o incômodo do zumbido nas situações de vida diária, sem que houvesse significância entre os limiares acufenométricos e a satisfação do usuário.
  • Editor: Academia Brasileira de Audiologia São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: abst. P-231.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.