skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Adaptação de AASI associado à mascarador de zumbido em perda auditiva unilateral relato de caso

Tacianne Kriscia Machado Alves Maria Renata José; Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli; Encontro Internacional de Audiologia (28. 2013 Salvador)

Anais Científicos São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2013

Academia Brasileira de Audiologia São Paulo 2013

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Adaptação de AASI associado à mascarador de zumbido em perda auditiva unilateral relato de caso
  • Autor: Tacianne Kriscia Machado Alves
  • Maria Renata José; Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli; Encontro Internacional de Audiologia (28. 2013 Salvador)
  • Assuntos: APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL; ZUMBIDO; PERDA AUDITIVA UNILATERAL
  • É parte de: Anais Científicos São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2013
  • Notas: Disponível em:<http://www.audiologiabrasil.org.br/eiasalvador2013/pg.php?pg=anais>. Acesso em: 21 maio 2013.
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução:A perda auditiva unilateral é caracterizada pela diminuição da audição em apenas uma orelha com audição contralateral com limiares normais de audibilidade, que pode ocasionar comprometimentos variados, relacionados à dificuldade de localização sonora e reconhecimento de fala no ruído. O zumbido é definido como uma sensação sonora endógena, não relacionada a nenhuma fonte externa de estimulação, que geralmente é percebido apenas pelo sujeito acometido, o que dificulta sua caracterização, tratamento e mensuração do impacto que este sintoma pode provocar na qualidade de vida de quem o possui. O zumbido pode estar associado à perda auditiva, podendo desencadear um significativo impacto adicional na qualidade de vida desses sujeitos. Objetivo:Descrever o processo de adaptação de um aparelho de amplificação sonora individual (AASI) com ativação de um algoritmo mascarador de zumbido em uma paciente com perda auditiva unilateral, associada a zumbido. Relato do caso: ISY, 57 anos, sexo feminino, regularmente matriculada na Clinica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru-FOB/USP. A paciente procurou atendimento com a queixade dificuldade auditiva à esquerda e zumbido que comprometia a compreensão de fala e qualidade de vida. Na anamnese relatou dificuldade para escutar tanto em situações de silencioquanto em ambientes ruidosos. Relatou presença continua de zumbido à esquerda e necessidade de uso de calmante em períodos em que o zumbido aumenta.Na avaliação audiologica foi constatadaperda auditivasensorioneural, de grau severo, unilateral à esquerda. No índice de reconhecimento de fala (IRF), houve 40% de acerto para monossílabos e dissílabos.As emissões otoacusticas evocadas por estimulo transiente e produto de distorção apresentaram-se ausentes à esquerda.
    Metodologia:Foram utilizados os seguintes instrumentos para avaliação: questionáriosAPHAB (Abbreviated Profile of Hearing AidBenefit), HHIA (Hearing Handicap Inventory for Adults), THI (Tinnitus Handicap Inventory)e SADL (SatisfactionwithAmplification in Daily Life). Pesquisa do ganho de inserção e teste de percepção de fala no ruído (Hearing In NoiseTest). ISY foi adaptada com AASImodelo LIFE 101 (SIEMENS), com redutor de ruído e mascarador de zumbido ativados.Resultados: Nas medidas com microfone sonda, a curva do ganho foi traçada 10dB abaixodo target, porém a paciente solicitou que a regulagem não fosse alterada. No teste de percepção de fala com HINT houve melhora na situação de silencio e ruído com uso do AASI, assim como nos escores dos questionários APHAB,HHIA eTHI. O SADL foi aplicado para verificar a satisfação da paciente com uso do AASI com resultado global de 6,7.Conclusão:Foi observado beneficio na adaptação do AASI associado ao mascarador de zumbido, neste caso de perda auditiva unilateral associada a zumbido, verificado pela diminuição do desconforto ocasionado pelo zumbido e melhora da audibilidade para a fala, promovendo desta forma, melhora na qualidade de vida desta paciente.
  • Editor: Academia Brasileira de Audiologia São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: abst. P-021.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.