skip to main content

Validação da ficha de acompanhamento dos cuidados para a promoção da saúde infantil, segundo evidências na literatura

Letícia de Freitas Oliveira Anna Maria Chiesa; Mostra de Monografias de Conclusão de Curso da EEUSP (15. 6-7 dez. 2011 São Paulo)

Resumos São Paulo, 2011

São Paulo 2011

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (CHIESA, A. M. doc 60 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Validação da ficha de acompanhamento dos cuidados para a promoção da saúde infantil, segundo evidências na literatura
  • Autor: Letícia de Freitas Oliveira
  • Anna Maria Chiesa; Mostra de Monografias de Conclusão de Curso da EEUSP (15. 6-7 dez. 2011 São Paulo)
  • Assuntos: DESENVOLVIMENTO INFANTIL; TECNOLOGIAS DA SAÚDE; PROMOÇÃO DA SAÚDE
  • É parte de: Resumos São Paulo, 2011
  • Notas: Online
  • Descrição: A ficha de acompanhamento dos cuidados para a promoção da saúde infantil é uma tecnologia desenvolvida pelo projeto “Nossas crianças: janelas de oportunidades” e auxilia no atendimento em atenção primária às famílias com gestantes e crianças menores de 6 anos de idade. Visa ampliar a percepção sobre o desenvolvimento infantil e abrange questões que ampliam a avaliação antropométrica, buscando a integralidade dos cuidados prestados pela família e relações experimentadas pela criança que interferem no seu desenvolvimento biopsicossocial. O objetivo deste trabalho foi validar o conteúdo da ficha sobre a abrangência dos temas relevantes para a promoção do desenvolvimento. Trata-se de um estudo comparativo que utilizou como referencia o estudo “Health-led pareting interventions in Pregnancy and Early years”, de Barlow et al, (2008) que analisou vários programas de saúde internacionais direcionados para a promoção da saúde e do desenvolvimento infantis.
    O referido estudo propõe treze temas: preparação para a gravidez, preparação para a paternidade/maternidade, identificação de necessidades/ problemas, apoio às gestantes em risco, parto, promoção do vínculo/afeto, promoção do aleitamento materno, promoção do desenvolvimento infantil, prevenção de agravos, promoção da saúde mental, promoção da alimentação saudável, cessação do tabagismo e família em situação de risco de apoio. O conteúdo da ficha foi analisado a partir destes temas para proceder à validação de conteúdo. Os resultados obtidos demonstram que os temas da ficha correspondem aos temas propostos pelo estudo de Barlow et al. Doze das treze áreas propostas estavam contempladas pela ficha, no total das 50 questões (92,30% das áreas são abordadas pelo conteúdo da ficha). A exceção foi o tema "Preparo para a gravidez", o qual não teve relação evidenciada nas questões da ficha
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: Resumo.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.