skip to main content

Promoção de saúde perfil sócioeconomico e qualidade de vida dos idosos da cidade de Agudos-SP, Brasil

M. A. S. Silva Patrícia R. M Damiance; Aline M Arakawa; Gessyka G Marcandal; T. R. O Freitas; Magali de Lourdes Caldana; José Roberto Pereira Lauris; José Roberto de Magalhães Bastos; Congresso da ABOPREV (18. 2013 Bauru)

Journal of Applied Oral Science Bauru v. 21, Special Issue A, abst. PB053, 2013

Bauru ABOPREV 2013

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Promoção de saúde perfil sócioeconomico e qualidade de vida dos idosos da cidade de Agudos-SP, Brasil
  • Autor: M. A. S. Silva
  • Patrícia R. M Damiance; Aline M Arakawa; Gessyka G Marcandal; T. R. O Freitas; Magali de Lourdes Caldana; José Roberto Pereira Lauris; José Roberto de Magalhães Bastos; Congresso da ABOPREV (18. 2013 Bauru)
  • Assuntos: PROMOÇÃO DA SAÚDE; QUALIDADE DE VIDA; IDOSOS; AGUDOS (SP)
  • É parte de: Journal of Applied Oral Science Bauru v. 21, Special Issue A, abst. PB053, 2013
  • Notas: Em CD-ROM
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: O objetivo deste estudo foi analisar o perfil socioeconômico dos idosos no Município de Agudos-SP, e correlacionar com a Qualidade de vida. Materiais e Métodos: Estudo de caráter transversal e não experimental onde a amostra foi composta de 44 idosos por demanda espontânea em um evento promovido pela Faculdade de Odontologia de Bauru no município de Agudos - SP. Os critérios de inclusão foram ter idade igual ou superior a 60 anos, de ambos os gêneros, que consentirem em participar da pesquisa por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os instrumentos utilizados foram o questionário SF-36 para avaliar a qualidade de vida e o questionário Socioeconômico com Critério de Classificação Econômica Brasil (ABEP). A análise estatística foi calculada de modo descritivo por meio de frequência absoluta e relativa e para correlacionar a qualidade de vida com a classificação socioeconômica foi utilizado o teste de Correlação de Spearmam (p<0,05). Resultados e Discussão: Foram entrevistados 44 idosos entre 60 e 85 anos de idade, com média de 67,86 anos idade, sendo que 25 (56,81%) eram do gênero feminino e 19 (43,19%) do masculino sendo 6,0 o desvio padrão. Ao analisar a classificação socioeconômica pôde ser observado que houve maior prevalência de idosos enquadrados na classe B2 (29,54%) e menor prevalência de idosos na classe D (9,09%), as classes C e D representaram (47,72%) da amostra. Foi encontrada uma correlação estatisticamente significativa entre a qualidade de vida e o nível socioeconômico nos domínios Capacidade Funcional (p= 0,003) e na Limitação por Aspectos Emocionais (p= 0,012). Conclusão: Pode-se constatar associação positiva entre o nível socioeconômico e a qualidade de vida dos idosos entrevistados.
  • Editor: Bauru ABOPREV
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: abst. PB053.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.