skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Organização na produção por processos contínuos: prática, conceitos e métodos de projeto para fronteiras móveis interpenetrantes.

Aulicino, Marcelo Crescenti

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2008-04-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Organização na produção por processos contínuos: prática, conceitos e métodos de projeto para fronteiras móveis interpenetrantes.
  • Autor: Aulicino, Marcelo Crescenti
  • Orientador: Salerno, Mario Sergio
  • Assuntos: Organização Da Produção; Produção Contínua; Continuous Processes; Coordination; Organizational Design; Organizational Frontiers
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Nos processos contínuos observa-se uma forte participação da Engenharia e da Manutenção na operação dos sistemas de produção, ao mesmo tempo em que a Operação interage bastante com as atividades daquelas duas funções. Essas intervenções das funções, no que aparentemente seria do domínio organizacional das demais, acontecem em razão da complexidade tecnológica e logística desses sistemas de produção. Os estudos de casos realizados em refinaria de petróleo e em fábrica petroquímica de produtos para fertilizantes, que são casos típicos de processos contínuos, mostram que nas interfaces entre as funções Operação, Engenharia e Manutenção as fronteiras organizacionais não são fixas. Elas se movem e se interpenetram, conferindo dinâmica à estrutura organizacional para solucionar problemas, definir e implantar metas de produção. Entretanto, a teoria para projetos organizacionais, em particular a teoria sociotécnica moderna, prevê fronteiras fixas. Neste trabalho, tendo em vista as interfaces entre as funções que atuam de modo integrado na produção por processos contínuos, essa teoria é discutida, fazendo-se as considerações pertinentes às fronteiras móveis, fruto das informações exploradas através dos casos estudados. Então são feitas proposições de cunho conceitual-metodológico para que a teoria de projetos organizacionais possa tratar as fronteiras que se movem e se interpenetram. Os conceitos propostos abrangem co-execução de atividades e compartilhamento do controle de aspectos dos sistemas de produção pela Operação, Engenharia e Manutenção, além do estabelecimento de mecanismos de coordenação para fronteiras móveis e interpenetrantes. Complementarmente, são apresentadas regras para projeto organizacional coerentes com os conceitos propostos. Obtém-se, assim, uma teoria de projetos adequada à organização de sistemas de produção por processos contínuos, que pode ser aplicada nos sistemas de produção onde, devido à complexidade técnica, a Engenharia e a Manutenção se fazem bem presentes na operação da produção e as interfaces entre Operação, Engenharia e Manutenção têm fronteiras organizacionais móveis e interpenetrantes.
  • DOI: 10.11606/T.3.2008.tde-12092008-153336
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2008-04-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.