skip to main content

O uso de jogos digitais e físicos para promover a educação para a cidadania na aula de espanhol

Almeida, Juliana Gomes De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2022-03-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O uso de jogos digitais e físicos para promover a educação para a cidadania na aula de espanhol
  • Autor: Almeida, Juliana Gomes De
  • Orientador: Kuinghttons, Monica Ferreira Mayrink O'
  • Assuntos: Educação Para A Cidadania; Ensino De Espanhol; Jogos Digitais E Físicos; Citizenship Education; Digital And Physical Games; Spanish Language Teaching
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo deste estudo é investigar em que medida o uso de jogos digitais e físicos pode favorecer o desenvolvimento de competências relacionadas à educação para a cidadania na aula de espanhol. Fundamentam teoricamente este estudo: a) uma reflexão sobre o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira na escola, e especialmente da língua espanhola, norteada pelos seguintes documentos brasileiros: PCN (1998a; 1998b), PNLD (2008), BNCC (2017), CCEM (2021), e as contribuições de Celada (2002; 2021) e Maia González (2009); b) uma discussão acerca da educação para a cidadania, com base nos trabalhos realizados por Cabrera (2000), Gallardo Vázquez (2009), Martins e Mogarro (2010), Unesco (2014; 2015), Conselho da Europa (2016), Comissão Europeia, EACEA e Eurydice (2017/2018), entre outros; c) a compreensão da educação para a cidadania segundo os referenciais brasileiros dos PCN (1998a; 1998b) e da BNCC (2017); d) uma reflexão sobre o conceito de jogo e seu papel no ensino e aprendizagem, partindo das investigações de Vigotski (1930/2007), Huizinga (1938/2000), Winnicott (1953/1975a; 1967/1975c; 1968/1975b), Silva (1999; 2012; 2020), Salen (2013/2014), Eugenio (2017/2020b; 2020a; 2021); Marczewski (2020), entre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa e a postura metodológica adotada é a da pesquisa-ação (Thiollent, 2009; Aranda, 2011). O estudo foi desenvolvido em uma escola particular de São Paulo e envolveu a participação da professora-pesquisadora e de 17 alunos de 7º ano do Ensino Fundamental II. Os dados analisados correspondem aos registros dos alunos feitos nas atividades realizadas durante a aplicação de 1 jogo físico e 1 jogo híbrido (físico e digital) e nos questionários que responderam após a sua participação nesses jogos. A interpretação dos dados apontou que os jogos contribuíram para o desenvolvimento da educação para a cidadania no que se refere a três grandes áreas de competências: interagir com os outros de forma eficaz e construtiva, pensar de forma crítica e atuar de maneira socialmente responsável.
  • DOI: 10.11606/D.8.2022.tde-30092022-120003
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2022-03-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.