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Coletivos Feministas no Instagram: análise do Feminacida (Argentina) e do Portal Catarinas (Brasil)

Crosta, Isabella Bergo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2022-09-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Coletivos Feministas no Instagram: análise do Feminacida (Argentina) e do Portal Catarinas (Brasil)
  • Autor: Crosta, Isabella Bergo
  • Orientador: Lago, Claudia
  • Assuntos: Feminacida; Feminismos; Instagram; Portal Catarinas; Feminacida; Feminisms
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação.
  • Descrição: O presente trabalho analisa o Instagram de dois coletivos de jornalismo feministas, o Feminacida, da Argentina, e Portal Catarinas, do Brasil. Ancora-se em um escopo teórico que mobiliza teorias decoloniais e de gênero. O objetivo é analisar como os coletivos utilizam os recursos digitais da rede Instagram para realizar uma prática comunicativa capaz de transgredir as lógicas comunicacionais hegemônicas. Além disso busca-se verificar como (e se) referem-se às questões do feminismo decolonial latino-americano. A metodologia empregada foi a Etnografia Digital por observação e acompanhamento, realizando num primeiro momento um rastreio de grupos feministas no Instagram, e posteriormente, acompanhando por quatro meses as duas páginas escolhidas. Foram levantadas 191 publicações no @portalcatarinas e 222 publicações no @feminacida, que foram analisadas de acordo com suas temáticas e formatos. Como resultado de pesquisa, percebeu-se que há uma relação com uma perspectiva decolonial nas postagens, nas práticas digitais, considerando os limites temáticos de acordo com as especificidades de cada país.
  • DOI: 10.11606/D.27.2022.tde-22112022-164828
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2022-09-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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