skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Acervo Físico
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Acervo Físico
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Campos de quais experiências? Diálogos entre educação infantil e arte educação a partir de uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular
Cintra, Ana Helena Rizzi
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2022-12-12
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Campos de quais experiências? Diálogos entre educação infantil e arte educação a partir de uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular
Autor:
Cintra, Ana Helena Rizzi
Orientador:
Paula, Fraulein Vidigal de
Assuntos:
Estética
;
Formação De Professores
;
Educação Infantil
;
Educação Estética
;
Experiência
;
Campos De Experiências
;
Base Nacional Comum Curricular
;
Arte Educação
;
Psicologia Da Arte
;
Psychology Of Art
;
Fields Of Experience
;
National Common Core Curriculum
;
Experience
;
Aesthetic Education
;
Early Childhood Education
;
Art Education
;
Aesthetics
;
Teacher Training
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
A Base Nacional Comum Curricular de 2017, propondo currículos organizados em campos de experiências para a Educação Infantil, trouxe consigo a necessidade de se definir o termo campo de experiência e de revisitarmos o próprio conceito de experiência, aprofundando sua compreensão, com vistas a contribuir para entendimentos que nos tragam repertório teórico realmente válido para a Educação Infantil, que se distingue de outros segmentos da Educação Básica. Neste sentido, o presente estudo se dedicou a dissertar sobre a presença integral da criança nas suas experiências, e a investigar a dimensão cognitiva das experiências nos primeiros anos de vida, bem como seu caráter profundamente estético. Para tanto, apresenta e dialoga com relatos de experiências pessoais de infância e da atuação profissional da autora, bem como com autores como John Dewey, Herbert Read, Silvano Arieti, Anton Ehrenzweig, Ana Mae Barbosa, entre outros, para que se torne cada vez mais nítida a imagem de uma Educação Infantil que escuta as crianças e valoriza suas experiências
DOI:
10.11606/D.47.2022.tde-15022023-174422
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
Data de criação/publicação:
2022-12-12
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Teses e Dissertações USP
Acesso ao doi
E-mail do autor
E-mail do orientador
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Resultado
1
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript