skip to main content

Campos de quais experiências? Diálogos entre educação infantil e arte educação a partir de uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular

Cintra, Ana Helena Rizzi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2022-12-12

Acesso online

  • Título:
    Campos de quais experiências? Diálogos entre educação infantil e arte educação a partir de uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular
  • Autor: Cintra, Ana Helena Rizzi
  • Orientador: Paula, Fraulein Vidigal de
  • Assuntos: Estética; Formação De Professores; Educação Infantil; Educação Estética; Experiência; Campos De Experiências; Base Nacional Comum Curricular; Arte Educação; Psicologia Da Arte; Psychology Of Art; Fields Of Experience; National Common Core Curriculum; Experience; Aesthetic Education; Early Childhood Education; Art Education; Aesthetics; Teacher Training
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A Base Nacional Comum Curricular de 2017, propondo currículos organizados em campos de experiências para a Educação Infantil, trouxe consigo a necessidade de se definir o termo campo de experiência e de revisitarmos o próprio conceito de experiência, aprofundando sua compreensão, com vistas a contribuir para entendimentos que nos tragam repertório teórico realmente válido para a Educação Infantil, que se distingue de outros segmentos da Educação Básica. Neste sentido, o presente estudo se dedicou a dissertar sobre a presença integral da criança nas suas experiências, e a investigar a dimensão cognitiva das experiências nos primeiros anos de vida, bem como seu caráter profundamente estético. Para tanto, apresenta e dialoga com relatos de experiências pessoais de infância e da atuação profissional da autora, bem como com autores como John Dewey, Herbert Read, Silvano Arieti, Anton Ehrenzweig, Ana Mae Barbosa, entre outros, para que se torne cada vez mais nítida a imagem de uma Educação Infantil que escuta as crianças e valoriza suas experiências
  • DOI: 10.11606/D.47.2022.tde-15022023-174422
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2022-12-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.