skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

O arquétipo da sombra, a arte e a educação de crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidade: introdução a uma vida não violenta

Silva, Marco Antonio Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2023-03-07

Acesso online

  • Título:
    O arquétipo da sombra, a arte e a educação de crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidade: introdução a uma vida não violenta
  • Autor: Silva, Marco Antonio Da
  • Orientador: Iavelberg, Rosa
  • Assuntos: A/R/Tografia; Arquétipo Da Sombra; Crianças; Educação Emancipadora; Adolescentes; Peba; Pedagogia Do Palhaço; Arte; Emancipatory Education; Children; Art; Areas Of Social Vulnerability; Archetype Of Shadow; Adolescents; Aber; A/R/Tografy; Pedagogy Of The Clown
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A presente pesquisa apresenta um recorte da nossa investigação de 22 anos como artista educador utilizando a Pedagogia do Palhaço, a qual foi tema de nosso mestrado defendido na FEUSP sob orientação da Profª Drª Patrícia Dias Prado no ano de 2016. Este recorte enfoca a sombra pessoal, sob a ótica de Carl G. Jung, de crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidade como elemento de ponto de partida no processo artístico-educativo. As metodologias utilizadas são as abordagens qualitativa e a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA). A abordagem qualitativa é utilizada na primeira e na segunda parte da tese, nas quais coletamos e trazemos estudos, informações, opiniões, impressões e pontos de vistas de pesquisadores da sombra, da arte, da educação, da infância, da adolescência, da internet e do Estado em relação às áreas de vulnerabilidade. Outrossim, nos interessa investigar a sombra em interface com os estudos enunciados, no afã de buscar entender o fenômeno em profundidade, isto é, como a sombra e a assunção da mesma podem contribuir com a formação cidadã. A abordagem PEBA é utilizada na terceira parte da pesquisa, quando dissertamos sobre estudos de caso dos nossos trabalhos de campo. Nessa terceira parte pretendemos, para além de apresentar os resultados, ampliar a discussão acerca da abordagem da sombra de forma artística no processo educativo de crianças e adolescentes, tanto quanto contribuir com o debate nas áreas da Psicologia da Educação e da Sociologia da Educação.
  • DOI: 10.11606/T.48.2023.tde-26042023-122626
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2023-03-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.