skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Advanced Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Primo Advanced Search Query Term
Input search text:
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Show Results with:
Qualquer
Primo Advanced Search prefilters
Tipo de material:
criteria input
Todos os itens
Produção Intelectual da USP
Busca Simples
This feature requires javascript
O arquétipo da sombra, a arte e a educação de crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidade: introdução a uma vida não violenta
Silva, Marco Antonio Da
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2023-03-07
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
O arquétipo da sombra, a arte e a educação de crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidade: introdução a uma vida não violenta
Autor:
Silva, Marco Antonio Da
Orientador:
Iavelberg, Rosa
Assuntos:
A/R/Tografia
;
Arquétipo Da Sombra
;
Crianças
;
Educação Emancipadora
;
Adolescentes
;
Peba
;
Pedagogia Do Palhaço
;
Arte
;
Emancipatory Education
;
Children
;
Art
;
Areas Of Social Vulnerability
;
Archetype Of Shadow
;
Adolescents
;
Aber
;
A/R/Tografy
;
Pedagogy Of The Clown
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
A presente pesquisa apresenta um recorte da nossa investigação de 22 anos como artista educador utilizando a Pedagogia do Palhaço, a qual foi tema de nosso mestrado defendido na FEUSP sob orientação da Profª Drª Patrícia Dias Prado no ano de 2016. Este recorte enfoca a sombra pessoal, sob a ótica de Carl G. Jung, de crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidade como elemento de ponto de partida no processo artístico-educativo. As metodologias utilizadas são as abordagens qualitativa e a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA). A abordagem qualitativa é utilizada na primeira e na segunda parte da tese, nas quais coletamos e trazemos estudos, informações, opiniões, impressões e pontos de vistas de pesquisadores da sombra, da arte, da educação, da infância, da adolescência, da internet e do Estado em relação às áreas de vulnerabilidade. Outrossim, nos interessa investigar a sombra em interface com os estudos enunciados, no afã de buscar entender o fenômeno em profundidade, isto é, como a sombra e a assunção da mesma podem contribuir com a formação cidadã. A abordagem PEBA é utilizada na terceira parte da pesquisa, quando dissertamos sobre estudos de caso dos nossos trabalhos de campo. Nessa terceira parte pretendemos, para além de apresentar os resultados, ampliar a discussão acerca da abordagem da sombra de forma artística no processo educativo de crianças e adolescentes, tanto quanto contribuir com o debate nas áreas da Psicologia da Educação e da Sociologia da Educação.
DOI:
10.11606/T.48.2023.tde-26042023-122626
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
Data de criação/publicação:
2023-03-07
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Teses e Dissertações USP
Acesso ao doi
E-mail do autor
E-mail do orientador
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Resultado
1
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript