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Identificação dos perfis de patrocinadores que agregam mais valor aos eventos de corrida de rua: um estudo na visão dos consumidores do esporte

Parolini, Pedro Lucas Leite

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte 2016-11-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Identificação dos perfis de patrocinadores que agregam mais valor aos eventos de corrida de rua: um estudo na visão dos consumidores do esporte
  • Autor: Parolini, Pedro Lucas Leite
  • Orientador: Rocco Junior, Ary Jose
  • Assuntos: Agregação De Valor; Comportamento Do Consumidor Esportivo; Corrida De Rua; Patrocínio Esportivo; Adding Value; Sports Consumer Behavior; Sports Sponsorship; Street Racing
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Na década de 90, a corrida de rua sofreu uma alteração significativa no seu conceito de evento. O caráter de entretenimento começou a ser explorado pelos produtores de eventos desse setor, fazendo emergir o conceito de corridas fashions. Só no estado de São Paulo, foram ofertados 415 eventos de corrida de rua, no ano de 2015. Percebendo esse mercado em expansão, empresas de diversos setores procuram se aliar ao esporte em questão e, em contrapartida, as produtoras desses eventos procuram esses patrocinadores para o financiamento das atividades. Com isso, o objetivo desse trabalho foi identificar os perfis de patrocinadores que agregam mais valor aos eventos de corrida de rua: um estudo na visão dos consumidores desse esporte. Para responder esse objetivo, optou-se por uma metodologia qualitativa de caráter exploratório. Foi aplicado um questionário misto à uma amostra de 407 corredores, em quatro eventos de corrida de rua. Esse questionário continha perguntas abertas e fechadas, e as respostas foram analisadas por meio das frequências e seus conteúdos, respectivamente. Como resultado, obteve-se um perfil de patrocinador que seja de segmentos congruentes com o esporte e a corrida de rua, como segmento esportivo, alimentício e de calçados para corredores. Além disso, segundo os consumidores, é importante que os patrocinadores ativem suas marcas durante os eventos da modalidade. Essas ativações devem ser associadas aos atributos que esses consumidores consideram como atributos da corrida de rua, como, saúde, amizade, qualidade de vida, bem-estar, socialização e diversão. Conclui-se que existem patrocinadores que agregam mais valor do que outros, na ótica do consumidor desse esporte. Essas informações podem ser úteis para os produtores de corrida de rua, uma vez que essas empresas que devem ser procuradas em uma possível prospecção de patrocinadores para os eventos da modalidade. Patrocinadores que agregam mais valor ao evento são percebidos pelos consumidores, o que resulta em uma percepção positiva daquele evento em questão e de seus patrocinadores
  • DOI: 10.11606/D.39.2017.tde-13022017-120037
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Data de criação/publicação: 2016-11-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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