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O figurino do espetáculo Saurê: registros de uma baianidade diaspórica Salvador/BA

Nascimento, Edna Maria Do

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2023-04-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O figurino do espetáculo Saurê: registros de uma baianidade diaspórica Salvador/BA
  • Autor: Nascimento, Edna Maria Do
  • Orientador: Costa, Felisberto Sabino da
  • Assuntos: Ancestralidade; Identidade; Figurino; Diáspora; Cultura Material; Treco. Documento; Baianidade; Stuff; Material Culture; Identity; Ancestry; Document; Diaspora; Dancewear
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas.
  • Descrição: Este trabalho teve como objetivo analisar o figurino do espetáculo Saurê, concebido pelo artista J. Cunha, em 1982, na cidade de Salvador/Ba. Estudar o traje de cena de um espetáculo é fazer o registro e a análise dos elementos imbricados na sua composição, que vão além da materialidade. Embora o traje seja classificado como cultura material, esses elementos, para além da materialidade, são indissociáveis do processo criativo. Assim, utilizamos a definição mais abrangente desses aspectos e chegamos a treco; portanto, o figurino também se denomina de coisa, de troço, etc. Esta concepção tornou-se fundamental, sobretudo, na análise de um figurino feito para a dança, no qual há a complexidade da inter-relação da vestimenta com o corpo; desse modo, a análise da composição das peças não poderia suprimir a importância do movimento da dança que seria realizada. Inferindo-se que a cultura material é treco, utilizar o traje de cena como fonte documental proporciona análises sobre questões sociais, políticas, estéticas e identitárias. Neste sentido, ao percebermos a intensificação das produções com a temática afro, sobretudo na década de 1970, reflexo do ideal de modernidade semeado desde início de 1920, resolvemos analisar o figurino do espetáculo Saurê, no intuito de elucidar o propósito das características afros presentes na composição da vestimenta. Visamos a analisar se o figurino consistia em um reflexo das ações políticas de criação da identidade regional, incentivadas principalmente para o crescimento do turismo, ou se essas características seriam resultado do processo de amadurecimento da compreensão da identidade baiana, que tinha como base a valorização da ancestralidade, o respeito às culturas e povos originários. A esta vertente denominamos de baianidade diaspórica.
  • DOI: 10.11606/T.27.2023.tde-10072023-101852
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2023-04-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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