skip to main content

Relações de gênero, mídia e educação: o cinema de ficção científica e as possibilidades de promoção de igualdade de gênero

Cruz, Livia Delgado Leandro Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades 2020-07-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Relações de gênero, mídia e educação: o cinema de ficção científica e as possibilidades de promoção de igualdade de gênero
  • Autor: Cruz, Livia Delgado Leandro Da
  • Orientador: Gomes, Emerson Ferreira
  • Assuntos: Ficção Científica; Cinema; Comunicação Científica; Educação; Gênero; Science Communication; Gender; Education; Science Fiction
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O crescente consumo de produtos culturais tem tornado a mídia uma importante instância socializadora e educativa, bem como a escola e a família. Os diversos produtos culturais veiculados pela mídia, como os filmes, contribuem para a formação de um senso de classe, raça e sexualidade, bem como para as relações de poder na sociedade. Na ficção científica, as representações de cientistas são frequentemente brancas e masculinas, o que contribui para a formação de um imaginário da ciência, enviando sinais sobre quais sujeitos podem ou não fazer parte desse universo. Essa dissertação teve como objetivo investigar de que maneira a mediação de filmes de ficção científica a partir de intervenções lúdicas e problematizadoras colaboram para a promoção de igualdade de gênero e para o debate acerca de questões de raça e alteridade, sobretudo na ciência. Para tanto, foram selecionados os filmes Estrelas Além do Tempo, Gravidade e A Chegada, que contam com protagonistas femininas no âmbito da ciência e suscitam a discussão de questões socialmente relevantes. Assim, a partir da análise desses filmes à luz dos estudos críticos da mídia e da perspectiva dos modos de endereçamento proposta por Ellsworth (2001), utilizou-se da pesquisa-ação para o desenvolvimento de atividades com as/os adolescentes do Centro para Crianças e Adolescentes Jardim Keralux, um espaço educativo de atendimento à vulnerabilidade social localizado na zona leste de São Paulo. As ações realizadas aconteceram no âmbito do projeto de extensão, pesquisa e ensino Banca da Ciência, desenvolvido e gerenciado pela Universidade de São Paulo (EACH-USP), pela Universidade Federal de São Paulo e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Campi Boituva e Salto). Mais especificamente, as ações ocorreram no contexto da linha de interesse e grupo de intervenção E.M.M.A. (Estudos sobre as Mulheres e as Minorias na Arte-Ciência), que desde 2015 tem como objetivo principal estimular reflexões sobre as relações de gênero, raça e alteridade que permeiam o campo das artes e da ciência. Assim, a partir da elaboração de atividades envolvendo discussões e dinâmicas lúdicas, foram debatidas e problematizadas as questões mobilizadas pelos filmes. Os resultados dessas interações, analisadas a partir da teoria das mediações, demonstraram uma espécie de diagnóstico da visão das/os adolescentes em relação às temáticas debatidas. Ainda que o progresso em direção à de igualdade de gênero seja de difícil mensuração, sobretudo por se tratar de uma pesquisa qualitativa envolvendo adolescentes, os resultados demonstram que a pesquisa colaborou para pequenas transformações na percepção desses jovens sobre igualdade de gênero, raça e alteridade
  • DOI: 10.11606/D.100.2020.tde-05092020-163429
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Data de criação/publicação: 2020-07-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.