skip to main content
Invitado
Mi portal
Mi Cuenta
Cerrar sesión
Identificarse
This feature requires javascript
Tags
Periódicos Eletrónicos
Libros Eletrónicos
Bases de Datos
Bibliotecas de USP
Ayuda
Ayuda
Idioma:
Inglés
Castellano
Portugués (Brasil)
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Búsqueda General
Búsqueda General
Colección Física
Colecciones Físicas
Producción Intelectual USP
Producción USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Colección Física
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Colección Física
Búsqueda Avanzada
Búsqueda por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Esquizo-experimentações com o currículo cultural de educação física
Bonetto,
Pedro
Xavier
Russo
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2021-10-15
Acceso en línea
Recurso en línea
Detalles
Comentarios y Etiquetas
Servicios adicionales
This feature requires javascript
Acciones
Agregar a Mi Portal
Eliminar de Mi Portal
Correo Electrónico
Imprimir
Enlae permanente
Cita bibliográfica
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Exportación RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Esquizo-experimentações com o currículo cultural de educação física
Autor:
Bonetto,
Pedro
Xavier
Russo
Orientador:
Neira, Marcos Garcia
Materias:
Currículo
;
Educação Física
;
Filosofia Da Diferença
;
Subjetividade
;
Curriculum
;
Philosophy Of Difference
;
Physical Education
;
Subjectivity
Notas:
Tese (Doutorado)
Descripción:
A pesquisa buscou investigar as potencialidades do que se convencionou chamar de currículo cultural da Educação Física. Baseando-se no estudo da vida-trabalho de um professor, procurou produzir um memorando das linhas de força e das relações de poder que se engendram nas experiências curriculares pautadas pela vertente de ensino. Enquanto intervenção, ela se dá a partir de um engajamento teórico-pragmático visando a uma concepção educacional mais vibrátil, aberta e potente. Tomou como referencial empírico dez experiências pedagógicas em três anos de docência em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) de São Paulo. Os enunciados pedagógicos do currículo cultural entram na qualidade de testagem, numa condição de esgarçamento e sob constante suspeita, dado que o currículo cultural não é um pressuposto, algo bem definido por uma teorização pronta e homogênea. Dúvidas, incertezas, dores, desconfianças e aflições foram alguns componentes da massa da obra do labor pedagógico empreendido. Intentou-se, a partir dos relatos, valorizar os modos de vida que lá se produzem, atribuindo prestígio e legitimidade ao trabalho pedagógico e aos conhecimentos educacionais elaborados. Como alvo, tivemos a produção das subjetividades, compreendidas então por processos em que as pessoas assumem determinadas posições, características, adotam formas de pensamento e ação, a partir dos inúmeros contextos, social, cultural, político e econômico, aos quais estão sujeitas. Nessa perspectiva, produzimos um cursum metodológico absolutamente original, inspirado na cartografia, na esquizoanálise e na pesquisa-intervenção. De perfil absolutamente qualitativo e inspirado nos conceitos de acontecimento e experimentação, alinhamo-nos à(s) filosofia(s) da diferença. Trata-se de uma perspectiva filosófica de forte oposição à ideia de totalidade e universalidade. A filosofia da diferença se interessa pela singularidade, multiplicidade, imanência e pelo devir, não pelas semelhanças, representações e identidades entre as coisas. A partir das esquizoexperimentações, produzimos vinte e uma virtualidades relacionadas com: a) as práticas de governamento e controle; b) os conhecimentos veiculados; e c) os sujeitos almejados. Os dados apontam que as experiências com a perspectiva cultural da Educação Física não eliminam práticas de governamento, regulação e controle, no máximo, tentam criar outras estratégias, potencialmente, menos autoritárias, burocráticas e coercitivas. As experiências também promoveram a veiculação de um tipo de conhecimento resultante da tematização e problematização absolutamente distinto da transmissão de um pensamento representacional. Por fim, as experiências pedagógicas inclinam-se para um projeto educacional que radicaliza a subjetivação a ponto de direcionar-se para um grande telos, que é a produção de subjetividades não fascistas. Em suma, as virtualidades indicam que as experiências curriculares com a teorização cultural de Educação Física diretamente relacionadas com o conceito de diferença (em sua concepção mais ampla), de acontecimento, multiplicidade e dos processos de singularização, agem como dispositivos sabots, ao empreenderem pequenas sabotagens na maquinaria escolar produtora das subjetividades dominantes relacionadas com a axiomática capitalística.
DOI:
10.11606/T.48.2021.tde-14122021-163620
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
Fecha de creación:
2021-10-15
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Portugués
Enlaces
Este registro en el Catálogo
Teses e Dissertações USP
Acesso ao doi
E-mail do autor
E-mail do orientador
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Volver a la lista de resultados
Anterior
Resultado
2
Siguiente
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando en bases de datos remotas, por favor espere
Buscando por
en
scope:(USP_FISICO)
Mostrar lo que tiene hasta ahora
This feature requires javascript
This feature requires javascript