skip to main content

O professor inesquecível nas narrativas de atletas olímpicos brasileiros

Zimmermann, Maria Alice

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte 2019-02-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O professor inesquecível nas narrativas de atletas olímpicos brasileiros
  • Autor: Zimmermann, Maria Alice
  • Orientador: Rubio, Katia
  • Assuntos: Atletas; Educação Física; Jogos Escolares; Narrativas Biográficas; Professor; Professor Suficientemente Bom; Athletes; Teacher; School Games; Pe; Biographical Narratives; Teacher Good Enough
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a presença da figura do professor de Educação Física nas narrativas biográficas de atletas olímpicos brasileiros. Para tanto foi utilizado o acervo do banco de histórias da pesquisa Memórias Olímpicas por Atletas Olímpicos Brasileiros, alimentado por dados objetivos e subjetivos, extraídos da fala de atletas de diferentes gerações olímpicas. Participam dessa reflexão três atletas e dois professores cuja relação tem início na escola e dali seguem para uma carreira olímpica no atletismo e no voleibol. A partir da leitura das narrativas dos atletas olímpicos, percebe-se como a figura do professor de Educação Física transpõe o papel de orientador, treinador e técnico. Esse profissional influenciou o processo de \'encantamento\' e formação daqueles que decidiram fazer da prática esportiva e do sonho olímpico companheiros de uma longa jornada cheia de desafios. Nestas narrativas é encontrado um professor inesquecível, lembrado de maneira carinhosa, por mediar de forma equilibrada o conteúdo pedagógico e a relação dos aspectos afetivos, tão caros à aprendizagem. A relação entre professor e aluno é permeada de cuidados, olhares de atenção para proporcionar um bom desenvolvimento do aluno, que caminha para transformá-lo no escritor de sua própria história. Por isso, ele é aqui chamado de professor suficientemente bom, e como parte do desenvolvimento do self, este professor também tem passagem marcante nos períodos mutativos, momentos esses decisivos para transformações vitais, de tal ordem a poder mudar radicalmente o significado e a direção da história de uma vida. Este momento se assemelha ao instante do encontro entre o Mestre e o discípulo, no qual o mestre que incita, desperta o discípulo a superar as suas limitações, como também a atrever-se nos caminhos nada precisos da reflexão pessoal, do crescimento
  • DOI: 10.11606/D.39.2019.tde-14062019-093228
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Data de criação/publicação: 2019-02-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.