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Rio que transborda e Terra que enraíza: o impacto de uma cheia e o deslocamento de comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Madeira/RO

Kraft, Fernanda Graña

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2023-05-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Rio que transborda e Terra que enraíza: o impacto de uma cheia e o deslocamento de comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Madeira/RO
  • Autor: Kraft, Fernanda Graña
  • Orientador: Silva, Ana Paula Soares da
  • Assuntos: Comunidades Ribeirinhas; Conflitos Socioambientais; Desastres Ambientais; Floresta Amazônica; Psicologia Ambiental; Amazon Rainforest; Environmental Desasters; Environmental Psychology; Riverside Communities
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Em 2014, ocorreu uma cheia histórica no Rio Madeira que desalojou e desabrigou inúmeras famílias pela inundação de várias cidades, distritos e comunidades. A partir do contato com algumas comunidades ribeirinhas da região do Baixo Rio Madeira, zona rural do município de Porto Velho (RO), foi possível acompanhar muitos dos impactos materiais e subjetivos relacionados à esse desastre, entre eles, o deslocamento de algumas famílias ribeirinhas para um novo pedaço de terra. Na tentativa de obter um olhar sobre a situação e, ao considerar a característica sociocultural das comunidades ribeirinhas amazônicas de uma relação ativa com seu território, de permanência, subsistência e historicidade, o estudo apresentado teve como objetivo analisar os processos psicossociais de (des)enraizamento da comunidade ribeirinha de Cavalcante (RO) frente às transformações socioambientais do impacto da cheia histórica de 2014 e deslocamento territorial das famílias atingidas. Com base em uma pesquisa qualitativa de fundamentação teórico-metodológica materialista histórico-dialética, foram realizadas 11 entrevistas individuais semiestruturadas; dois percursos comentados; e observação participante com registro em diário de campo. A análise dos dados promoveu um movimento entre a escala ampla do contexto do objeto de estudo e a escala dos sujeitos em referência aos objetivos específicos de apreender os processos psicossociais que envolviam a vivência dos sujeitos com o desastre da enchente, com o deslocamento territorial e a relação que estabeleciam com o novo território e a localidade de origem. Os dados foram apresentados, primeiramente, em uma Leitura Socioambiental do Território, que evidenciou as singularidades, particularidades e universalidades que atravessam o contexto dos sujeitos, a relação com o território e seus conflitos. Em seguida, foram apresentadas as análises das falas dos sujeitos pelas categorias \"Fundo d\'água\" e \"Subindo o barranco\", e suas subcategorias correspondentes. A primeira categoria, trouxe à tona diversos processos psicossociais que envolveram os impactos subjetivos e objetivos que a enchente provocou nos sujeitos, entre eles a surpresa pela inundação, a elaboração das perdas, as estratégias de enfrentamento e de entendimento sobre a situações vivida, assim como os sentimentos expressos nesses processos. A segunda categoria, pôde-se captar as motivações e dificuldades que tiveram no deslocamento, evidenciando processos psicossociais de resiliência, confronto e adaptabilidade, assim como a ressignificação da relação sujeito-espaço. Tais análises evidenciaram processos globais e locais que incidem sobre a inter-relação sujeito-espaço, bem como o ciclo dialético de (des)enraizamento de profunda relação identitária com o lugar, que articula passado, presente e futuro.
  • DOI: 10.11606/D.59.2023.tde-24072023-080401
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2023-05-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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