skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Educação profissional em enfermagem: prazer e sofrimento no trabalho docente

Lima, Marcello Antonio Benedini

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2015-10-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Educação profissional em enfermagem: prazer e sofrimento no trabalho docente
  • Autor: Lima, Marcello Antonio Benedini
  • Orientador: Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e
  • Assuntos: Educação Profissionalizante; Enfermagem; Psicodinâmica Do Trabalho; Sofrimento Psíquico; Education Professional; Nursing; Psychodynamics Of Work; Stress Psychological
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Mediante as mudanças socioeconômicas ocorridas nas últimas décadas, resultado da globalização da economia, novas configurações à organização do trabalho foram impostas, repercutindo diretamente no modo como os relacionamentos interpessoais acontecem. Nesse contexto, foi realizada a presente pesquisa com o objetivo de compreender e analisar as vivências de prazer e sofrimento no trabalho dos docentes da Educação Profissional de Nível Médio em Enfermagem. A pesquisa, de natureza qualitativa, descritivo exploratória, contou com a participação de oito professores em duas instituições de ensino profissionalizante privadas, localizadas no município de Ribeirão Preto - SP. Em concordância à Resolução 1466/2012 e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas com o consentimento dos participantes. O referencial da psicodinâmica do trabalho foi utilizado como base teórica, visando ao aprofundamento nas dinâmicas de prazer e sofrimento resultantes das situações de trabalho, sendo a análise de dados feita por meio da análise de conteúdo temática. Os resultados apresentaram como principais fatores desencadeantes de sofrimento nos professores, a sobrecarga de trabalho, a falta de reconhecimento, a desvalorização social, a má remuneração, além de dificuldades afetivas na relação professor-aluno. Os sentimentos de prazer e gratificação dos docentes emergiram ligados às experiências de reconhecimento e realização pessoal no trabalho e ao bom convívio com os alunos. A partir da investigação de aspectos subjetivos no trabalho dos professores e de sua análise, foram reafirmadas as condições precárias e a sobrecarga de trabalho, às quais os docentes são submetidos, em ratificação à bibliografia existente sobre o tema. Faz-se necessário ressaltar que o sofrimento vivido no trabalho docente pode causar doenças somáticas e psíquicas, entretanto, os resultados da pesquisa também indicaram condições favoráveis à transformação do sofrimento patogênico em sofrimento criativo, por meio da cooperação e do reconhecimento do trabalho dos professores, como presume a teoria psicodinâmica do trabalho
  • DOI: 10.11606/D.22.2016.tde-01022016-160836
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2015-10-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.