skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Situações de conflito: uma aplicação da teoria dos jogos em sala de aula

Teixeira, Roseli Rocha

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística 2018-12-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Situações de conflito: uma aplicação da teoria dos jogos em sala de aula
  • Autor: Teixeira, Roseli Rocha
  • Orientador: Cerri, Cristina
  • Assuntos: Educação Básica; Experimento De Ensino; Situações De Conflito; Teoria Dos Jogos; Basic Education; Game Theory; Situations Of Conflict; Teaching Experiment
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: Esta pesquisa aborda uma área da Matemática que trabalha a tomada de decisão. Trata da aplicação e análise de uma sequência de atividades para alunos do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de São Paulo com base em conceitos da Teoria dos Jogos. Tem como objetivos apresentar situações de dilema e jogos e promover a discussão de estratégias ótimas para solucioná-los, bem como apresentar aos alunos elementos desta teoria, tendo em vista a importância de desenvolver a habilidade de tomar decisões em situações de conflito. Design experiment foi o referencial metodológico escolhido. Inicialmente é apresentado um breve resumo da história da Teoria dos Jogos, destacando seus principais contribuidores, bem como uma explanação de seus conceitos e fundamentos, seguida de um resumo do modelo matemático. Na sequência, tem-se uma análise da relação entre o desenvolvimento da habilidade de tomar decisão em situações de conflito na formação escolar e os jogos dessa teoria; são citadas experiências de aplicações em sala de aula realizadas por alguns autores e conclusões obtidas. Em seguida, é feita uma apresentação da metodologia de pesquisa utilizada, justificando-se sua pertinência a este trabalho, bem como as ações de pesquisa de acordo com o embasamento metodológico. Em capítulos posteriores tem-se a descrição das atividades realizadas, comentários e análises. Da pesquisa pode-se concluir que foi possível mostrar aos alunos elementos da Teoria do Jogos, como aplicação da Matemática e que esta é ferramenta para modelar fenômenos que envolvem tomadas de decisão. Pode-se perceber que ocorreu a sensibilização dos alunos para situações de jogos de conflito e como a teoria lida com as mesmas.
  • DOI: 10.11606/D.45.2019.tde-02042019-205237
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística
  • Data de criação/publicação: 2018-12-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.