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Coisas-mapa para homens cegos: Nuno Ramos, voz e materialidades em atravessamento

Goldfeder, André Barbugiani

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2018-10-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Coisas-mapa para homens cegos: Nuno Ramos, voz e materialidades em atravessamento
  • Autor: Goldfeder, André Barbugiani
  • Orientador: Zular, Roberto
  • Assuntos: Teoria Literária; Psicanálise; Poesia Brasileira Contemporânea; Nuno Ramos; Literatura E Artes Visuais; Literature And Visual Arts; Literary Theory; Psychoanalysis; Contemporary Brazilian Poetry
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: A tese propõe um percurso interpretativo pelo trabalho do escritor e artista visual Nuno Ramos (1960), abordando suas vertentes literária, plástica e ensaística. Seu foco principal incide sobre os diferentes modos de agenciamento da linguagem, no interior das práticas de escrita do artista e, sobretudo, no que diz respeito à produção de relações entre essa esfera e um campo expandido das artes visuais, que identifica no cerne de movimentos decisivos da poética do artista. Para tanto, articula seu movimento em torno do operador conceitual voz, delineado a partir de aportes provenientes de certas teorias da enunciação e da poesia, da psicanálise principalmente de extração lacaniana e de certa filosofia contemporânea, buscando, ainda, desenvolver algumas de suas consequências éticas, políticas e ontológicas, sempre em diálogo com o problema da subjetivação. As três primeiras partes da tese partem de uma organização básica de teor cronológico, bem como da discussão de trabalhos fundamentais para o recorte proposto, sempre buscando expandir as análises na direção das múltiplas frentes de investigação do artista e de aproximações e distanciamentos estruturais e históricos entre os campos literário e plástico e entre essa poética e seus outros. O corpus de base é composto pelos livros Cujo (1993), Ó (2008) e Sermões (2015) e, no domínio das artes visuais, 111 (1992), Vai, vai (2006) e Ensaio sobre a dádiva (2014/2016). Finalmente, na quarta parte da tese, essas discussões são ampliadas em contato com a sondagem de incursões do artista pelo âmbito do ensaio, sobretudo no que toca ao registro das interpretações do Brasil, e, desdobrando essa linha a partir da atividade do artista como letrista, pelo universo da canção.
  • DOI: 10.11606/T.8.2019.tde-02052019-102957
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2018-10-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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