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Do território dos sentidos ocupados à sintonia com o entorno: um canto para a música na geografia?

Almeida, Nilo Américo Rodrigues Lima De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2002-04-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Do território dos sentidos ocupados à sintonia com o entorno: um canto para a música na geografia?
  • Autor: Almeida, Nilo Américo Rodrigues Lima De
  • Orientador: Souza, Maria Adélia Aparecida de
  • Assuntos: Cultura; Trabalho Musical; Uso Do Território; Música Popular; Geografia; Geography; Popular Music; Culture; Use Of The Territory; Musical Work
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho é uma aproximação entre a Geografia como disciplina e a música popular de canção, no Brasil e no Município de São Paulo. A concepção de Geografia e música não é uma simples localização de regionalizada de gêneros musicais, nem tampouco uma descrição do fenômeno musical em si mesmo. A música sempre é analisada em seus possíveis contextos sócio-espaciais, e como tal, tenta-se dar conta do conceito de \'uso do território\' cunhado pelo geógrafo Milton Santos. O uso do território consistiria em sistemas de objetos inseparáveis de sistemas de ação. Neste caso, a música (evento musical), ou melhor, sua execução, propagação, difusão, sua fixação em suportes são analisados como contextos socioespaciais. No conceito de \'formação sócioespacial\', analisa-se o papel da indústria cultural e do Estado brasileiro como vetores organizativos do \'evento\' musical. Analisam-se, também, as diferenças destes vetores em relação à densidade cultural e o entorno sobre o qual a cultura se cria e se produz. No primeiro momento do trabalho, realiza-se uma genealogia no sentido de captar de que maneiras as geografias (acadêmicas ou genéricas) tentaram e tentam esta aproximação com o evento musical. Discute-se, posteriormente, alguns conceitos internos à disciplina e de que modo estes conceitos poderiam ser elementos fundadores da análise proposta. Na segunda parte do trabalho, discute-se os diferentes usos do território no contexto do evento musical no Brasil, em geral, e no município de São Paulo
  • DOI: 10.11606/D.8.2002.tde-02012023-103348
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2002-04-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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