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O que se ensina e o que se aprende nas licenciaturas em artes visuais a distância?

Sampaio, Jurema Luzia De Freitas

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2014-03-31

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O que se ensina e o que se aprende nas licenciaturas em artes visuais a distância?
  • Autor: Sampaio, Jurema Luzia De Freitas
  • Orientador: Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos
  • Assuntos: Educação A Distância; Epistemologia Da Educação A Distância Em Artes Visuais; Formação De Professores De Artes Visuais; Distance Education; Epistemology Of Distance Education In Visual Arts; Teacher Training For Visual Arts
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa de doutorado em Artes Visuais começou no ano de 2010, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, intitulada O que se ensina e o que se aprende nas Licenciaturas em Artes Visuais a distância?, sob orientação da Profa. Dra. Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, e tem como objetivo principal o de realizar síntese analítica e crítica de currículos de formação de profissionais de Ensino de Artes Visuais nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais oferecidos na modalidade de Educação a Distância. Trata, principalmente, do mapeamento de uma área ainda iniciante em termos de pesquisa: a verificação da qualidade da formação de professores de arte visuais feita na modalidade de Ensino chamada de Educação a Distância EaD. Como o tema é inédito na área de Ensino de arte, os três capítulos, mais as considerações finais percorrem um caminho pavimentado de muito mais perguntas do que certezas, buscando dar voz aos atores desses processos educativos, em especial aos alunos dos cursos dessas licenciaturas. Composta de referencial teórico inter e multidisciplinar, mais a pesquisa de campo, com entrevistas, busca traçar as bases para a construção de uma Epistemologia do Ensino de Artes Visuais por Educação a Distância, se colocando como uma abertura ao diálogo e à reflexão, necessários, em especial no cenário contemporâneo aonde, a cada dia mais, a Educação a Distância vem ganhando significativa expressão numérica, com a convicção de que EaD não pode ser entendida somente, como uma sucessão, ou substituição da Educação presencial, pois, sua função é, além de aumentar o acesso ao conhecimento, a de realizar-se como uma prática significativa e consequente em relação aos princípios dos projetos pedagógico contemporâneos.
  • DOI: 10.11606/T.27.2014.tde-03062014-151612
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2014-03-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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