skip to main content

A travessia do espelho: fotografia e aprendizagem artística

Lima, Valdilania Santana De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2015-09-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A travessia do espelho: fotografia e aprendizagem artística
  • Autor: Lima, Valdilania Santana De
  • Orientador: Mattar, Sumaya
  • Assuntos: Aprendizagem Artística; Arte-Educação; Educação Estética; Experiência; Fotografia; L'Expérience; L'Éducation Esthétique Et Artistique; L'Éducation Artistique; L'Apprentissage; Photographie
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Estabelecida em torno da arte-educação e da fotografia, esta pesquisa é uma reflexão sobre o que é e o que pode ser o processo de ensino e aprendizagem da arte. O encontro destes mundos é explorado de forma a contribuir para uma melhor compreensão a respeito do ser humano, em um permanente movimento de busca dos seus potenciais. O ponto de partida é a prática pedagógica do fotógrafo e educador Miguel Chikaoka, que construiu um trabalho onde não prevalece a técnica, mas a experiência estética, por meio de um aprendizado artesanal e sensorial, criando, assim, um íntimo contato com a luz, o insumo básico da linguagem fotográfica. Os estudos desenvolvidos resultaram na construção de uma poética pedagógica própria, na qual a fotografia se estabeleceu como fio condutor dos processos de ensino e aprendizagem da arte, no trabalho realizado dentro do Programa de Iniciação Artística (PIÁ). Tudo isso configurou-se em perspectiva para uma reflexão sobre a educação numa sociedade visual, cuja relação com a imagem já virou uma experiência cotidiana. Pensar a fotografia como um instrumento que pode potencializar o trabalho educativo é um dos objetivos deste trabalho, estabelecendo assim um diálogo com o mundo contemporâneo. As questões trazidas por Juan Fontcuberta, Walter Benjamin e Vilém Flusser embasam o pensamento fotográfico, enquanto que John Dewey e Herbert Read alimentam as reflexões sobre arte e educação, e John Berger e Fayga Ostrower sustentam o pensamento sobre imagem, percepção e processo criativo, cujos contornos se fazem por meio da concepção de Paulo Freire sobre uma educação crítica e libertadora.
  • DOI: 10.11606/D.27.2016.tde-03022016-155551
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2015-09-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.